CEO da Pentagonal Seguros, Bernard Biolchini demonstra quais os principais indicadores para uma corretora
Um barco não pode navegar sem rumo, assim como um carro não pode se mover sem uma direção. O mesmo vale para um negócio.
Todo empreendedor precisa estabelecer métricas para saber para qual direção seu negócio está caminhando. Entretanto, não basta defini-las. É preciso acompanhá-las.
Com os números na mão, o empreendedor poderá definir os ajustes necessários para a concretização dos objetivos e metas da organização. Os dados não mentem e são muito mais eficazes do que a intuição na hora de tomar uma decisão.
Os indicadores de desempenho também podem apresentar uma série de oportunidades como, por exemplo, os produtos que oferecem maior rentabilidade e satisfação aos clientes.
Outro aspecto importante é que as métricas servem para mensurar o desempenho do time de colaboradores para, assim, ajudá-los a crescer profissionalmente e ampliar sua curva de aprendizado.
Além disso, é relevante acompanhar a concorrência para se manter competitivo. Assim, será possível perceber mudanças nos hábitos de consumo e identificar as lacunas existentes no mercado para um maior aproveitamento das oportunidades de crescimento.
Métricas relevantes no setor de seguros
No ramo de seguros, especificamente, faz-se necessário acompanhar a taxa de retenção dos clientes. Através do índice de renovação dos contratos será possível saber se a fidelidade dos clientes e se eles estão felizes e satisfeitos com os serviços prestados pela sua corretora.
O Lifetime Value (LTV) é complementar, neste sentido, pois representa o tempo que o cliente está ativo em sua carteira. Assim, será possível saber se há possibilidade de desenvolver estratégias de cross selling e up selling.
Outro indicador importante é a taxa de conversão, ou seja, se os leads estão qualificados e se revertem em negócios concretos. O Custo de Aquisição de Cliente (CAC), por sua vez, informa qual o valor dispensado pela empresa para ter novos clientes em marketing e vendas, por exemplo.
Também é necessário acompanhar o índice de sinistralidade. Assim, será possível ajustar a política de subscrição de riscos e evitar problemas na parceria com as seguradoras.
Uma das mais importantes, todavia, se refere ao Net Promoter Score (NPS). Em resumo, o NPS se refere à satisfação dos clientes e o que eles pensam sobre sua empresa. Lembrando que essas são apenas algumas sugestões de métricas que utilizamos na Pentagonal Seguros.
Maior previsibilidade
As métricas ajudam a avaliar se as estratégias do negócio são eficazes, além de detectar possíveis problemas antes que eles se tornem empecilhos para a continuidade das atividades.
Acompanhar os indicadores de uma empresa também auxilia a identificar oportunidades de melhoria, além de identificar tendências e probabilidades, de modo a dar uma maior previsibilidade aos resultados esperados.