CEO da Pentagonal Seguros oferece dicas para uma boa transação envolvendo carteiras de clientes de Corretoras de Seguros
Muitas vezes, o proprietário de uma Corretora de Seguros pode chegar em uma certa idade sem ter para quem realizar a sucessão do seu negócio. Esses empresários querem parar e resolvem, portanto, negociar suas carteiras de clientes com outras empresas do segmento.
Com minha experiência como administrador da Pentagonal Seguros e da Pentagonal Franquias, compreendo que alguns cuidados são necessários antes de concretizar este tipo de negócio.
Antes de adquirir ou vender uma carteira de clientes em uma Corretora de Seguros é recomendável fazer uma profunda análise sobre o negócio, de modo a garantir a transferência adequada e um bom resultado para todos os envolvidos na transação.
Um dos primeiros passos envolve uma verificação financeira da carteira de clientes para compreender sua rentabilidade e projeções futuras. Leve em conta os prêmios recorrentes, as taxas de renovação, a lucratividade e os custos relacionados com a manutenção da carteira. Observe, ainda, questões como a diversidade de clientes em termos de perfil demográfico, segmentos de seguros, histórico de sinistros e ticket médio dos prêmios emitidos. Assim, será possível verificar se a aquisição está em linha com a sua estratégia de atuação.
Além disso, outra dica extremamente importante envolve a reputação da empresa com a qual se vai fazer negócio. Pesquise sobre a Corretora de Seguros que você está adquirindo a carteira de clientes. Ouça o que dizem sobre a empresa no mercado, histórico de negócios, reclamações dos clientes nas redes sociais e tenha atenção para qualquer informação relevante que possa afetar a qualidade da aquisição.
Também pode ser útil, porém, contar com o apoio de advogados, consultores financeiros e demais especialistas para garantir que a negociação aconteça de forma adequada e segura.
Adquirindo a carteira de clientes
Se tudo estiver certo nos primeiros passos, portanto, chegou a hora de preparar o ambiente para a respectiva concretização do negócio.
Deste modo, assegure que a transferência dos clientes aconteça de maneira correta. Informe os segurados sobre a transação e garanta que todos os documentos e contratos sejam transferidos legalmente. Atente-se, ainda, se todas as obrigações estão em dia e sendo cumpridas.
Verifique, contudo, se os dados dos clientes estão atualizados e registrados adequadamente, incluindo informações de contato e apólices de seguro existentes.
Durante todo esse processo tenha atenção se a transferência de informações está em linha com o que está disposto na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Pesquise, todavia, se existem acordos de confidencialidade em vigor para proteger as informações sensíveis dos clientes.
Outro ponto fundamental é combinar como será o suporte após a transação. Garanta todo o suporte necessário para integrar os clientes à sua operação, incluindo treinamento, transição de arquivos e orientação contínua.
Tais observações são relevantes para minimizar os riscos e maximizar os benefícios dessa transação para ambas as empresas. Os procedimentos, entretanto, podem ir muito além do que mencionei neste artigo, dependendo do caso e do histórico de relacionamento entre as organizações que estão fechando negócio.