Colunista do Universo do Seguro aborda equilíbrio entre negócios e vida pessoal, além do processo sucessório no ambiente empresarial
A família é fundamental na formação de qualquer pessoa.
É o que te levanta ou te derruba para o resto da sua vida, dependendo de sua estrutura familiar.
Eu acredito que o conceito de família seja muito mais amplo do que o que geralmente se costuma considerar. Nem todos têm o privilégio de nascer em um berço familiar com pai, mãe, irmãos…
Quando me refiro à família, falo das pessoas que – independentemente das relações biológicas que possuam conosco – exercem, efetivamente, os papéis de nossos pais, mães e irmãos – que são nossas referências e exemplos na vida.
A minha família é a responsável direta pela evolução da minha carreira e dos meus negócios.
Com base em uma metáfora: o coelho que corre atrás da cenoura como motivação.
Este, literalmente, é o meu caso.
Minha preocupação em poder proporcionar e cercar minha família do máximo possível de segurança, conforto e garantia de uma boa educação sempre foi a minha “cenoura”.
Há uma frase que gosto muito e que diz: para viver uma vida plena é preciso dominar a arte de se tornar desnecessário.
Note bem que digo desnecessário, não inútil.
Equilíbrio entre família e negócios
A área de intermediação de seguros em alto volume, principalmente em meu modelo de negócios na Pentagonal Seguros (baseado em franquias), exige uma entrega muito grande de todos os envolvidos. Contamos com 70% ou mais de captações de leads de clientes de maneira orgânica e com atendimento ultrapersonalizado.
Caso algum corretor de grande porte consiga descobrir como organizar melhor a rotina para manter o equilíbrio entre as questões pessoais e os negócios, me coloco ao inteiro dispor para aprender.
Processo Sucessório
Embora a família seja uma grande força motriz do empreendedor, é preciso compreender que estamos falando de pessoas. Salvo raras exceções, trazê-la para o negócio em si é uma operação de muito risco e que deve ser feita de maneira extremamente cuidadosa, com uma assessoria muito profissionalizada, pois, no caso de um processo sucessório malfeito, pode-se arriscar toda a existência de um negócio.
Gostamos de Gente!
Em nossa filosofia como Grupo Pentagonal, compreendemos que não fazemos apenas clientes, mas também amigos. Costumamos dizer que: aqui, nós gostamos de Gente!
Portanto, a entrega é enorme e o resultado está aí.
Em relação a 2021, estamos com 44% de crescimento no volume de vendas, muito acima da média do mercado.
Bernard Biolchini é CEO do Grupo Pentagonal Seguros e integra a Associação Portuguesa de Seguradoras. Auxiliando empreendedores a realizarem o sonho de ter qualidade de vida com lucratividade, o executivo conta com expertise em blockchain e é associado – através da Pentagonal – da Associação Brasileira de Franchising (ABF).