Em artigo inédito, colunista do Universo do Seguro e CEO da Pentagonal Seguros detalha a importância das pessoas nas organizações
Ao administrar qualquer tipo de negócio, o principal pilar são as pessoas. Por isso, acredito que nenhuma obra prospera sem boas fundações. Despertar na equipe o valor da empresa, desenvolver todos em torno dos objetivos principais e estimular o espírito de equipe, identificando os líderes que irão ajudar na missão de disseminar a cultura e missão do negócio, são aspectos fundamentais para qualquer administrador.
É inevitável que, como seres humanos, tenhamos mais afinidade com algumas pessoas e menos com outras. Infelizmente, muitas pessoas não tem a percepção de que, em um ambiente profissional, as pessoas devem ser avaliadas pela performance. Ou seja, não se trata de um grupo de amigos, mas sim uma empresa, um departamento, um setor…
Claro que, se acontecer afinidade no aspecto pessoal, melhor ainda. Mas em uma empresa as pessoas precisam performar.
Com quase 30 anos de experiência em liderar, já promovi e demiti muitas pessoas – sempre avaliando profissionalmente os resultados – e nunca porque “fulano é gente boa” ou “não vou com a cara de beltrano”.
Conflitos de gestão
Lidar com os conflitos de gestão é algo muito comum para toda liderança quando se tem pessoas na mesma equipe que não se gostam ou que são muito competitivas. Isso acontece quando se tem um colaborador mais experiente e entra um de fora que não possui a experiência, mas é muito qualificado. Inevitavelmente, haverá uma ruptura ali e ambos irão competir.
O bom líder chama ambos e, de maneira transparente, deixa claro o que cada um tem de bom e que as qualidades de ambos se complementam e ajudam o conjunto. Além disso, é papel do gestor acompanhar tudo de perto, analisando a performance e reconhecendo sempre.
Tomada de decisão
Tudo é muito dinâmico hoje em dia e decisões incorretas ficam evidentes muito rapidamente. Em alguns casos, são fatais para uma empresa. Por isso, considere todos os aspectos das decisões tomadas para que sejam sempre assertivas e pragmáticas.
Toda empresa é um corpo. E este corpo tem células organizadas.
Neste sentido, a valorização das pessoas em todos os aspectos, inclusive em orientações mais incisivas, é o segredo de uma empresa saudável.
O líder deve ter sempre a preocupação em dar o exemplo para o time. Inclusive na humildade de aprender o que não sabe. Costumo dizer que pessoas inteligentes não têm problema em dizer: “Não sei, me explica?”.