A Bioclin, indústria mineira focada no desenvolvimento e produção de kits de diagnóstico laboratorial, receberá nos dias 10 e 11 de novembro a visita de representantes do Instituto Jô Clemente (IJC), organização referência nacional em saúde e inclusão. O encontro, que ocorrerá na sede da Bioclin em Belo Horizonte, na região da Pampulha, visa fortalecer a parceria entre as instituições que são essenciais na cadeia de diagnóstico laboratorial, com foco especial no Teste do Pezinho.
O Instituto Jô Clemente é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, com 64 anos de história. É referência nacional na promoção da saúde, inclusão social e qualidade de vida de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil, o IJC atua desde o nascimento até o envelhecimento, promovendo a autonomia, incidindo na defesa de direitos e produzindo conhecimento técnico-científico.
Pioneiro e maior laboratório de Triagem Neonatal do Brasil, recentemente ganhou destaque nacional por seu projeto-piloto que permitiu o diagnóstico precoce e o tratamento antecipado de doenças raras graves, como a Atrofia Muscular Espinhal (AME), em recém-nascidos. Essa atuação ressalta a importância da triagem neonatal e do diagnóstico in vitro para a melhoria da qualidade de vida das crianças.
Já a Bioclin, a maior empresa do segmento de diagnósticos na América Latina, é uma importante fornecedora de testes laboratoriais para o setor, incluindo insumos e kits de diagnóstico para o Teste do Pezinho, exame vital para a detecção precoce de doenças genéticas e metabólicas em recém-nascidos. A visita do IJC permitirá a troca de conhecimento técnico e a discussão de inovações no campo do diagnóstico laboratorial e da triagem neonatal.
Para Victor Arndt Junior, CEO na Bioclin, o encontro representa um marco na colaboração entre as entidades. “Receber os representantes do Instituto Jô Clemente é motivo de grande honra e demonstra o alinhamento de nossas missões. Eles são um farol no Brasil em termos de triagem neonatal e inclusão. Fortalecer essa sinergia é fundamental para que continuemos a ser a melhor escolha no setor”, destaca Victor Junior.
