Com projeção de crescimento do e-commerce e do varejo na data, transportadoras paulistas se preparam para atender picos de demanda e rotas com maior pressão operacional
A Black Friday, que acontece em 28 de novembro de 2025, segue consolidada como uma das datas promocionais mais relevantes para o varejo brasileiro e o impacto no transporte rodoviário de cargas (TRC) é direto. Segundo o estudo Tendências Black Friday 2025, da Neotrust, as estimativas para este ano apontam um faturamento de R$ 11 bilhões, com crescimento que pode chegar a 17% em relação a 2024. Com esse avanço, o aumento expressivo de pedidos pressiona toda a cadeia logística, especialmente em São Paulo, principal polo de distribuição do país.
Para o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), o cenário representa uma combinação de oportunidade e desafio. Mais de 65% dos produtos comercializados pelo varejo dependem do TRC para abastecimento de lojas, centros de distribuição e entregas ao consumidor final. Em períodos de alta sazonalidade, o movimento chega a ultrapassar 3 milhões de pacotes por dia, levando muitas transportadoras a reforçarem equipes, ampliarem turnos de trabalho e até redesenhar rotas. O diretor de e-commerce do SETCESP, Guilherme Juliani, destaca que a Black Friday é um dos períodos mais movimentados do ano. “O maior desafio será atender essa demanda crescente com velocidade e eficiência, sem comprometer a qualidade do serviço”, ressalta o executivo.
O planejamento logístico ganha ainda mais relevância diante de fatores que podem impactar o desempenho das entregas. Nas regiões metropolitanas, congestionamentos e desvios podem afetar até 40% dos envios, exigindo maior flexibilidade na definição de horários e na programação de rotas alternativas. Para manter o ritmo, muitas empresas ampliam as contratações temporárias que, no país, podem superar 100 mil vagas, e investem em tecnologia de rastreamento e monitoramento para lidar com o fluxo acelerado.
Em 2025, a movimentação também se intensifica porque a Black Friday deixou de ser um evento concentrado em um único dia, com ações promocionais ao longo de todo o mês de novembro. Campanhas começam semanas antes, com “esquentas” e descontos progressivos ao longo de todo o mês. A estratégia multicanal, que integra lojas físicas, e-commerce e redes sociais, traz complexidade adicional à operação, já que o volume de entregas last mile cresce ao lado das solicitações de devolução e trocas. Ao mesmo tempo, fatores econômicos como juros elevados ainda pressionam o consumo, exigindo cautela por parte do varejo e do transporte.
Diante desse panorama, o SETCESP reforça que a eficiência operacional será determinante para o desempenho do setor durante o período. “Para o TRC, a Black Friday é uma maratona que exige precisão e capacidade de resposta. O setor está preparado para operar sob forte demanda, mas o alinhamento com o varejo é fundamental para assegurar entregas rápidas e seguras”, afirma Juliani.
