Segfy

Black Friday: 8 em cada 10 PMEs planejam oferecer descontos na Black Friday, aponta Serasa Experian

person holding black samsung android smartphone
Photo by CardMapr.nl on Unsplash

Empresas apostam em promoções e lançamentos para a Black Friday, data que mais movimenta o comércio online, segundo a datatech

A Black Friday se consolidou como uma das principais oportunidades de compra do calendário nacional, movimentando consumidores em busca de descontos e impulsionando diversos setores da economia. Nesse cenário, as pequenas e médias empresas (PMEs) enxergam uma chance estratégica de crescimento: segundo levantamento da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, 88% das PMEs pretendem oferecer descontos em produtos na data, sendo que dessas, 47% planejam, além dos descontos, realizar algum lançamento durante a Black Friday, enquanto 41%, apenas visam ofertas. Já outros 12% apostam apenas na novidade do portfólio para atrair consumidores.

A pesquisa mostra ainda como está o planejamento PMEs em relação às ações em alguns recortes.

Quando se observa especificamente as companhias que pretendem lançar novos produtos, o comércio lidera com 37,5%, seguido pelas atividades de serviços (27,5%) e pelo setor de armazenamento (10%). Já entre as que planejam oferecer descontos adicionais, o comércio também se destaca, concentrando 52,5% das intenções, enquanto 22,3% pertencem ao segmento de serviços e 5,7% à fabricação. Por fim, entre as PMEs que pretendem combinar as duas estratégias – descontos e lançamentos, o comércio novamente lidera, com 44,1%, seguido por atividades de serviços (18,1%) e construção (9,7%).

Em termos de região, entre as pequenas e médias empresas que planejam algum tipo de ação para a Black Friday, a maior concentração está no Sudeste, que reúne 57,4% das PMEs que pretendem lançar um novo produto, seguido pelas regiões Sul (17,0%), Nordeste (14,9%) e Centro-Oeste (10,6%). Entre aquelas que planejam oferecer descontos adicionais, o Sudeste também lidera, com 51,9%, seguido pelo Sul (17,5%), Nordeste (15,6%), Centro-Oeste (7,5%) e Norte (7,5%). Já entre as empresas que pretendem combinar ambas as estratégias — descontos e lançamentos —, o Sudeste se destaca novamente com 63,0%, seguido pelas regiões Sul (14,7%) e Nordeste (10,3%).

Já em se tratando de Score PJ, entre as pequenas e médias empresas que pretendem lançar um novo produto, 31,9% possuem pontuação entre 0 e 300, considerada baixa, enquanto 27,7% estão na faixa entre 501 e 700, indicada como boa. Outras 19,1% se encontram entre 301 e 500 pontos, representando pontuação regular, e 21,3% apresentam score acima de 701 pontos, o que indica excelente capacidade de crédito.

No grupo das PMEs que pretendem oferecer descontos adicionais, o cenário é equilibrado: 27,5% possuem score entre 501 e 700 (bom), 26,9% acima de 701 (excelente) e 22,5% estão na faixa de 0 a 300 pontos (baixa), enquanto 23,1% têm pontuação entre 301 e 500, considerada regular.

Já entre as empresas que pretendem realizar ambas as ações — descontos e lançamentos, a distribuição é ainda mais homogênea: 26,6% estão na faixa entre 301 e 500 pontos, 26,1% entre 501 e 700, 23,9% acima de 701 e 22,8% na faixa de 0 a 300.

O público potencial: mais de 80 milhões de brasileiros compram online

Para contextualizar o potencial de público que essas empresas podem alcançar, dados do Insights Hub, plataforma de inteligência de mercado da datatech, mostram que 86,4 milhões de brasileiros têm perfil de compradores online, o que representa 45,9% da base total analisada. Entre eles, 31,1% são considerados “caçadores de desconto”, perfil diretamente conectado às estratégias de Black Friday.

Ainda segundo o estudo, 64,1% dos consumidores online têm capacidade de pagamento de até R$ 1 mil, com maior presença nas classes C (41,4%) e B (31,1%), demonstrando que, embora o poder de compra seja moderado, há uma ampla base de consumidores em busca de boas ofertas, justamente o público que as PMEs buscam atingir durante o período de promoções. O gráfico abaixo detalha a distribuição desse perfil conforme a classe social:

“Entender quem é o seu público vai muito além de conhecer o perfil demográfico. É sobre compreender hábitos, preferências e capacidade real de consumo. Só assim as empresas conseguem direcionar campanhas e promoções de forma mais assertiva, oferecendo o produto certo, no canal certo, para as pessoas certas e, consequentemente, impulsionando suas vendas. Essa leitura de dados que o Insights Hub permite é o que transforma uma ação de oportunidade em uma estratégia de resultado”, afirma a CMO da datatech, Giovana Giroto.

Para apoiar as empresas nesse processo, a Serasa Experian preparou ainda um conteúdo especial com orientações e boas práticas para aproveitar a Black Friday e impulsionar as vendas, disponível no portal de empreendedorismo da datatech.

Total
0
Shares
Anterior
ANBC apresenta avanços do Brasil em crédito sustentável e dados ESG durante evento no Marrocos
green plant on brown round coins

ANBC apresenta avanços do Brasil em crédito sustentável e dados ESG durante evento no Marrocos

Entidade leva debate sobre práticas sustentáveis e inclusão financeira a fórum

Próximo
Seguro Auto: elétricos, híbridos e o avanço do “Pay Per Use” ganham força na Black Friday e na renovação de apólices
carsharing, electric car, automobile, smart, small car, nuremberg, charging station, charge, electric car, electric car, electric car, electric car, electric car

Seguro Auto: elétricos, híbridos e o avanço do “Pay Per Use” ganham força na Black Friday e na renovação de apólices

O seguro auto passa por uma transformação significativa no Brasil

Veja também