Black Friday: Advogada dá 7 dicas para não cair em golpes na hora das compras

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Photo by Tamanna Rumee on Unsplash

A Black Friday é uma das datas mais aguardadas para compras devido às inúmeras promoções vistas em praticamente todas as lojas do varejo. Não à toa, somente entre 28 de novembro e 1º de dezembro do ano passado, as compras online somaram cerca de R$ 9,3 bilhões, segundo dados do levantamento feito pela empresa de inteligência de dados, Neotrust, em parceria com a ClearSale, especialista de soluções antifraude.

No entanto, esses descontos aparentemente tentadores podem esconder armadilhas para o consumidor. Segundo a professora e coordenadora do curso de Direito da Afya Centro Universitário Itaperuna, Rayla Santos, este é um período no qual os consumidores devem ficar muito atentos aos golpes por parte de pessoas e empresas que almejam tirar vantagem por meio desta oportunidade.

“Infelizmente, o aumento do volume de compras na Black Friday também atrai os golpistas, o que exige ainda mais cautela por parte do consumidor. É comum surgirem sites falsos, anúncios enganosos e ofertas que parecem irresistíveis, mas que na verdade têm o objetivo de capturar dados pessoais ou receber pagamentos sem entregar o produto”, alerta.

A especialista oferece 7 dicas essenciais para não cair em golpes e garantir o cumprimento dos seus direitos na hora das compras:

Verifique a reputação da loja

Antes de realizar a compra, verifique a reputação da loja. Isso inclui pesquisar avaliações, checar reclamações em sites especializados e confirmar se a empresa realmente existe e é confiável. 

Guarde todos os comprovantes

Guardar todos os comprovantes da compra,como e-mails, capturas de tela, notas fiscais e protocolos de atendimento. Esses registros são fundamentais caso haja problemas com a entrega, divergências no produto ou necessidade de acionar a garantia.

Confira a política de troca e devolução

Confira a política de troca e devolução antes de finalizar a compra. Cada loja pode adotar regras próprias, e conhecer esses termos evita surpresas caso o produto não sirva, venha com defeito ou não corresponda às expectativas.

Cuidado com publicidade enganosa

Ofertas muito abaixo do preço, informações vagas ou promessas exageradas podem indicar tentativa de fraude. Verificar detalhes e desconfiar de anúncios suspeitos ajuda a evitar prejuízos.

Atenção à garantia do produto

É essencial conferir o prazo, o que ela cobre e como acionar o suporte em caso de defeito. Esses cuidados garantem que o consumidor saiba exatamente quais direitos possui se algo der errado após a compra.

Desconfie de ofertas excessivamente vantajosas

Quando o preço está muito abaixo do normal, especialmente em sites pouco conhecidos, isso é um forte indicativo de golpe.

Verifique se o site tem certificado de segurança

Checar se o endereço começa com “https://” e se há cadeado de segurança visível. Essa medida simples evita que dados pessoais ou bancários sejam capturados.

A advogada da Afya Itaperuna destaca, ainda, que conhecer alguns direitos básicos do Código de Defesa do Consumidor (CDC) é essencial para evitar problemas após a Black Friday. O código garante, entre outros pontos, o direito à informação clara e adequada e proíbe práticas comerciais abusivas. Ela lembra que, nas compras feitas pela internet, telefone ou catálogo, o consumidor pode exercer o direito de arrependimento e desistir da compra em até sete dias, com reembolso total. Rayla também enfatiza que a responsabilidade do fornecedor pode ser acionada quando o consumidor é induzido ao erro por sites falsos que imitam lojas oficiais, e, especialmente quando há falhas de segurança ou falta de informações claras.

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