Estudos da Câmara Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), principal entidade brasileira representativa da economia digital, mostram que 67% dos brasileiros pretendem fazer compras no Black Friday. Sete em cada dez consumidores pretendem gastar igual ou mais do que no ano anterior.
A Black Friday passou por três anos atípicos. Para esse ano tanto o varejo quanto os consumidores estão mais otimistas com a data. As expectativas para a Black Friday de 2023 são positivas com projeções de crescimento de 5% a mais nas vendas em comparação ao ano anterior. Para Gerson Rolim, consultor do Comitê de Meios de Pagamento e Antifraude da Câmara Brasileira da Economia Digital – camara-e.net –, o aumento do consumo é impulsionado por fatores como a recuperação econômica, o aumento da confiança dos consumidores e a maior oferta de produtos e serviços com descontos.
Com um sinal de maior poder de compra, o brasileiro já mostra mais interesse pela data. “Estamos observando também que existem grandes possibilidades de diversificação nas compras este ano, já que as categorias que mais crescem não são as mais tradicionais da Black Friday”, afirma Rolim.
O consumidor está mais maduro e disposto a gastar mais nesse momento. De acordo com o Google, as buscas pela data Black Friday no Brasil cresceram 24% na comparação com o ano passado.
“O Black Friday teve sua primeira edição brasileira em 2010, e um período de 13 anos pode ser entendido como uma era geológica para cenários tão dinâmicos como a economia digital. Podemos afirmar que a BF já é uma tradição do e-commerce em nosso país. Ademais, creio que o correto seja afirmar que a BF alavancou as vendas do e-commerce, bem como do varejo tradicional. Afinal de contas, há alguns anos, a BF já se posicionou como a maior sazonalidade de vendas do e-commerce no país”, afirma Rolim.