Pesquisa da Zoox Smart Data revelou também que a população prefere comprar na data específica do que aproveitar os descontos que acontecem durante a semana
As perspectivas para a Black Friday não estão das melhores. O comércio registrou queda nas vendas na transição de outubro para novembro e, conforme o IBGE, o volume de vendas diminuiu em 0,6% durante o mês de novembro. Tudo indica para uma data com resultados menos agressivos, sendo que, segundo pesquisa da Zoox Smart Data, maior empresa de dados do Brasil, 58% dos 29 mil brasileiros respondentes não pretendem comprar neste dia 24. A maioria, 68%, também prefere comprar na data específica do que aproveitar os descontos que acontecem durante a semana.
Foi revelado ainda que a quantia gasta não deve ultrapassar os R$ 150, resposta dada por 24,4% dos respondentes. Na faixa entre R$ 150 e R$ 300, o número cai para 19%, seguido de outra queda para 13% na faixa dos R$ 300 a R$ 500. Um leve aumento de pessoas foi registrado na faixa de R$ 500 a R$ 1000, alcançando os 15,74%, acompanhado novamente por queda na faixa de R$ 1000 a R$ 3000, apontando um resultado de 14,85%. Apenas 12% das respostas apontou gastos acima dos R$ 3000.
As categorias de produtos de escolha permanecem sem muitas surpresas, com Eletrônicos e Informática liderando com 44,58%. O restante do dinheiro vai para Eletrodomésticos e eletroportáteis ficaram registrados, no desejo de 23,30% dos brasileiros, Viagem e Lazer, com 15,72%, Moda e Acessórios, com 14,88% e, por fim, Seguros e Planos de Saúde, com apenas 1,52%.
Os resultados da data, que nos últimos anos se tornou uma das principais do calendário comercial brasileiros, devem ser menores por reflexo do momento econômico brasileiro. “Sem o aumento do crédito, o crescimento dos juros, e o ressurgimento da inflação têm consequências negativas sobre a renda das famílias, resultando em uma redução do consumo”, afirmou Rafael de Albuquerque, CEO da Zoox Smart Data.
Segundo ele, um bom trabalho de vendas no ambiente digital é de extrema importância para manter o varejo nos eixos. “Em momentos difíceis, é de extrema importância conhecer ainda mais o cliente, com um trabalho regado de dados e a hiper personalização das ofertas”, disse. “Nos últimos anos, os dados se tornaram a espinha dorsal das operações do varejo moderno e eles se tornaram essencial para decisões estratégicas”, completou.
A pesquisa da Zoox foi realizada em todo o território nacional por meio do Smart Wi-Fi, tecnologia que, além de permitir acesso à rede Wi-Fi, coleta, organiza, qualifica e extrai dados dos seus clientes de forma consensual e gera insights exclusivos para o seu negócio, auxiliando a sua empresa na tomada de decisões estratégicas. “É uma tecnologia importante para locais com grande fluxo de pessoas e que também traz benefícios para qualquer segmento que disponibilize uma rede de acesso a internet”, afirmou Rafael sobre a solução.