Termo designa aplicativos que reúnem serviços diversos; pagamentos facilitados e melhor experiência de compra são principais vantagens
A relevância dos dados mostram que os SuperApps estão ganhando cada vez mais destaque no Brasil, apesar de já serem velhos conhecidos de países como China, Indonésia e Coréia do Sul. Prova disso é uma pesquisa divulgada pelo Gartner que revelou que até 2027, mais de 50% da população global deverá usar vários SuperApps.
Para Felipe Correia, Estrategista Digital de Retail na multinacional brasileira FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação, a solução simplifica os processos: “O grande objetivo dos SuperApps é centralizar todas as atividades dos usuários, fazendo com que as pessoas consigam resolver tudo em apenas um aplicativo, evitando, assim, que seja necessário o download de diversos programas para as tarefas rotineiras”, explica.
Empresas como Magalu e iFood, por exemplo, já usam os SuperApps para atrair seus clientes. “Na Magalu, o usuário, além de fazer compras, pode realizar transações financeiras pela própria ferramenta. No iFood, além de pedir comida, as pessoas já podem fazer pedidos para farmácias e mercados, e o app permite salvar cartões de crédito, débito e outras formas de pagamento em uma espécie de carteira virtual, reduzindo a fricção para o que chamamos one click buy”, pontua Felipe.
O executivo listou as três principais vantagens dos SuperApps que podem beneficiar consumidores em datas especiais de grande movimento como a Black Friday, por exemplo, confira:
1. Economia de tempo
O ideal é que os SuperApps disponibilizem os mais diversos serviços para seus usuários, como chats, pagamentos, mobilidade, funções de delivery e compras. Com isso, o consumidor reduz a quantidade de aplicativos no seu smartphone e otimiza seu tempo, além de obter uma experiência mais satisfatória e uma relação mais consolidada com a marca.
2. Oportunidade para os negócios
A tecnologia oferece diversas oportunidades de negócios para empresas de todos os setores, com isso, marcas e empresas são tão beneficiadas quanto os consumidores. Ao reduzir as etapas para um usuário encontrar um produto dentro de um e-commerce, por exemplo, a expectativa é que ele compre mais vezes se houver satisfação no processo, o que gera retorno e, consequentemente, maior lucratividade.
“Já percebo um grande movimento de empresas de tecnologia tendo maior interesse para desenvolver esse tipo de plataforma, até para não ficarem para trás diante da concorrência e se manterem no mercado competitivo do ecossistema”, ressalta Correia. Além disso, podemos mencionar as vantagens para os varejistas parceiros dos SuperApps, que podem redirecionar as energias para criar estratégias de vendas, como cashback, promoções e descontos, já que podem utilizar a infraestrutura do super aplicativo para vender suas mercadorias”, continua o executivo.
3. Open Finance e transações financeiras
A oferta de diferentes formas de pagamento e a possibilidade de realizar transações financeiras diversas, com segurança e assertividade, são o grande diferencial dos SuperApps. Além disso, eles são capazes de potencializar as vantagens do Open Finance. “Arrisco dizer que as finanças são as premissas mais cruciais, pois é o que, de fato, vai facilitar a vida dos usuários no final das contas. Ninguém vai precisar ficar trocando de aplicativos a cada etapa de compra, ou do que quer que se esteja fazendo, tudo passa a ser embedado na experiência do cliente, oferecendo serviços baseados em contexto”, finaliza Correia.