Em 2022, o BMW Group vendeu 44.463 unidades das suas marcas BMW e MINI na América Latina
O BMW Group América Latina manteve a sua liderança de vendas no segmento premium na região em 2022, demonstrando que apesar dos desafios de produção enfrentados pela indústria automotiva global, as marcas do BMW Group são as de maior aceitação na América Latina. O Grupo na região demonstrou uma estratégia eficaz para entregar um total de 44.463 automóveis: dos quais a marca BMW entregou 37.726 unidades aos clientes; enquanto a marca MINI entregou 6.737 unidades; mantendo assim uma participação de mercado na América Latina de 35,1% para a marca BMW e 6,3% para a MINI, de um total de mais de 107 mil unidades. Em termos de unidades eletrificadas, o BMW Group conseguiu posicionar na região 9.129 unidades já serem totalmente elétricas ou híbridas plug-in, representando pouco mais de 20% das vendas do Grupo, enquanto os veículos da família M fecharam o seu ano de aniversário com um crescimento de 5% na região, entregando 4.777 unidades a entusiastas de alto desempenho, representando pouco mais de 12% das vendas do Grupo. Por sua vez, a marca BMW Motorrad demonstrou mais uma vez a sua força ao entregar 25.480 motocicletas, superando um recorde de vendas histórico e mantendo três dos 15 mais importantes mercados mundiais para a marca: Brasil, México e os mercados de importação.
“Desde minha chegada à América Latina em fevereiro de 2022, tenho certeza de que estamos em uma das regiões mais promissoras para o BMW Group no mundo, e agora com os resultados anuais de vendas eu confirmo. A equipe do BMW Group na região está empenhada em satisfazer as necessidades dos clientes com os mais elevados padrões de serviço. O resultado total de vendas das nossas marcas BMW, MINI e BMW Motorrad confirma que somos a marca premium favorita na região. Durante 2022, fornecemos uma grande variedade de carros e motos para satisfazer as diferentes necessidades dos nossos consumidores. Vamos manter o nosso objetivo de trazer as últimas inovações do BMW Group para a região, com o propósito de permear o futuro elétrico, circular e digital da empresa para a América Latina”, disse Reiner Braun, Presidente e CEO da BMW Group América Latina.
O posicionamento contundente de vendas do BMW Group na América Latina foi complementado pela estratégia do BMW Group Serviços Financeiros (FS), que tem presença nos maiores mercados da região: México, Brasil, Colômbia, Chile e Peru; oferecendo opções de financiamento para concessionários, importadores e clientes. No México o FS financiou 4 em cada 10 carros e motos vendidos pela BMW, MINI e BMW Motorrad em 2022 na região, alcançando uma carteira de aproximadamente 30.000 unidades financiadas até ao final do ano. No caso da marca MINI, 1 em cada 2 versões elétricas vendidas em 2022 foram financiadas pela FS. As ferramentas digitais implementadas geraram oportunidades de vendas: o sistema de cotação online da FS consolidou as vendas até 3 vezes mais eficazes do que outros canais digitais durante 2022. É importante notar que no final de 2022: 90% dos clientes classificaram o processo de vendas como satisfatório e 85% também classificaram o processo de atendimento ao cliente como satisfatório.
O BMW Série 3 e o BMW X1 são novamente os modelos favoritos da marca BMW na América Latina
Mais uma vez, o BMW Série 3 e o BMW X1 permaneceram como os modelos favoritos da marca bávara na região da América Latina, representando 21% e 19% das vendas em 2022, respectivamente. A renovação do BMW Série 3 para incluir o BMW Operating System 8, juntamente com mudanças que reforçam seu dinamismo, tornou o sedã esportivo por excelência ainda mais atraente para os entusiastas. Por sua vez, o BMW X1, como modelo de entrada no segmento dos Sports Activity Vehicles (SAV), lançou a sua terceira geração em 2022, com uma aparência robusta, típica dos modelos BMW X, maiores dimensões e maior digitalização. Em 2023, o BMW iX1, a versão totalmente elétrica deste SAV, chegará à região para dar continuidade à estratégia de eletromobilidade do Grupo.
BMW Group na Argentina: eletrificação e liderança já são uma realidade no Cone Sul
Com mais de duas décadas de presença ininterrupta, a Argentina é um dos mercados mais importantes para o BMW Group. 2022 foi um marco na história automotiva do país, graças à introdução da eletromobilidade do Grupo, com o início das vendas do BMW X3 xDrive30e.
No final de 2022, a Argentina comunicou um total de 815 unidades registradas para a marca BMW, a marca premium número um do país, 101 unidades registradas para a marca MINI e 653 unidades para a BMW Motorrad.