Europ Assistance Brasil

BNP Paribas Cardif Brasil firma compromisso de ter 50% de mulheres em cargos de alta liderança até 2030

Conheça 5 mulheres inspiradoras, em comemoração ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino/ Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Para atingir tal meta, seguradora encabeça ações como academia de desenvolvimento de colaboradoras e estratégias de equidade salarial

Com o objetivo de promover a equidade de gênero, a BNP Paribas Cardif Brasil aproveitou o mês da mulher para firmar o compromisso de ter, até 2030, 50% de mulheres em todos os níveis em cargos de alta liderança (superintendentes, diretoras e diretoras executivas) – atualmente a empresa conta com 34% nestas posições. A meta deve ser alcançada por meio de estratégias e iniciativas de capacitação para desenvolvimento das profissionais, promoção da equidade salarial e ações para ter um ambiente ainda mais saudável e seguro.

Também faz parte do compromisso da seguradora que o número geral de mulheres em cargos de liderança (coordenadoras, gerentes) também chegue a 50% em 2030, dado que hoje se encontra em 42%. “A BNP Paribas Cardif continua comprometida com a igualdade de gênero e protagonismo feminino. Sei o quão desafiador é esse papel com os moldes da sociedade, mas acreditamos nessa mudança e queremos avanços significativos na companhia. Estamos dedicados a evoluir e ampliar as oportunidades promovendo um ambiente onde as mulheres se sintam valorizadas e confiantes ao conduzir suas carreiras. Fortaleceremos essa agenda positiva construindo um futuro onde elas se destacarão em cada etapa da sua jornada e crescimento contínuo, ressaltando as realizações e conquistas em todos os aspectos da sua vida profissional”, reforça Fernanda Campos, Diretora de RH, ESG e Comunicação da BNP Paribas Cardif Brasil.

O compromisso é reafirmado com a adesão da seguradora ao Movimento Mulher 360, instituição que reúne empresas para promover a participação de mulheres no mundo corporativo e que utiliza as mesmas metas estipuladas pelo Movimento Elas Lideram 2030, do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), que visa aumentar a quantidade de mulheres em cargos de alta liderança para 30% até 2025 e 50% até 2030.

Um dos projetos em desenvolvimento na companhia é a Academia de Mulheres, um programa de capacitação de colaboradoras que dará subsídios para que elas possam se desenvolver e atingir cargos executivos. O programa terá cerca de um ano e vai contar com mentoria interna, upskilling, habilidades comportamentais (soft skills) e conhecimentos técnicos (hard skills). “A Academia de Mulheres foi projetada com muita atenção para que possamos atender às demandas das nossas colaboradoras e da empresa, pois queremos ter o maior aproveitamento possível do potencial das nossas profissionais, preparando-as para os desafios que o crescimento de carreira traz”, aponta Fernanda.

Lugar seguro e igualitário para as mulheres

A companhia tem ciência que não basta contratar e desenvolver as mulheres, mas também oferecer um ambiente cada vez mais seguro e saudável para todas. Por isso, conta com diversas ações para que as colaboradoras se sintam protegidas e amparadas em qualquer situação, como:

  • Canal de denúncias anônimas, no qual quaisquer práticas de discriminação ou assédio podem ser reportadas;
  • Rodas de conversas sobre diferentes assuntos, desde saúde emocional, desenvolvimento pessoal e profissional à segurança e inclusão feminina em diversas esferas;
  • Programa de Mentoria;
  • Programa para gestantes, com acompanhamento da saúde da mãe e bebê, licença maternidade de seis meses e opção de trabalhar 100% remoto por mais seis meses após a licença.

A equidade salarial também é uma questão relevante para a BNP Paribas Cardif, que já promove a prática utilizando uma metodologia que equipara os salários de homens e mulheres com as mesmas atribuições. “Existem diferenças salariais explicáveis, que se justificam pela experiência do profissional, histórico, conhecimento de empresa e performance. Mas, também, existem diferenças não-explicáveis, que podem ser causadas por vieses inconscientes e outros problemas de ordem social. Nossa intenção é identificar essas possíveis diferenças não-explicáveis e, caso existam, eliminá-las por meio de estratégias que foram criadas especialmente para a nossa realidade”, acrescenta Fernanda.

Mulheres vulneráveis

Violência contra a mulher também é um tema relevante para a empresa, que se compromete a oferecer às vítimas de violência doméstica apoio jurídico e psicológico. O assunto também é abordado em Rodas de Conversas, como um lugar seguro e aberto para quem se sentir confortável participar, além de um treinamento específico para a liderança, com orientações do que fazer caso identifique que uma colaboradora está sofrendo violência doméstica, sempre de maneira acolhedora e sigilosa.

Ações de voluntariado que impactam positivamente as mulheres também são realizadas com frequência. Neste ano, a seguradora vai realizar uma campanha para a ONG Fluxo Sem Tabu, com doação de absorventes e itens de higiene como sabonete íntimo e lenços umedecidos às mulheres em situação de vulnerabilidade social; e também para o Casa Sofia, projeto que ampara mulheres que estão se reinserindo no mercado de trabalho e precisam de ajuda com roupas e sapatos sociais.

“Existem muitas formas de promover a equidade de gênero – tanto ações pontuais e de curto prazo, quanto projetos mais impactantes e ambiciosos. Nós, da BNP Paribas Cardif, nos dedicamos para realizar as duas coisas com o mesmo propósito, pois acreditamos que boas práticas internas podem reverberar e impactar a sociedade como um todo de forma positiva”, finaliza Fernanda.

Total
0
Shares
Anterior
Seguros: indenização por sinistros de cargas atingiu R$ 2,4 bilhões de reais em 2023
Sylvio Bispo, especialista em seguros de transportes e cofundador e CEO da SmartLoad / Foto: Divulgação

Seguros: indenização por sinistros de cargas atingiu R$ 2,4 bilhões de reais em 2023

Tecnologia pode ser aliada importante para reduzir esse número

Próximo
Tokio Marine anuncia nova versão do Cotador Digital do Seguro Residencial
Magda Truvilhano, Superintendente de Produtos RD Massificados da Tokio Marine / Foto: Divulgação

Tokio Marine anuncia nova versão do Cotador Digital do Seguro Residencial

Principal novidade para Clientes e Corretores: a personalização de coberturas e

Veja também