Voluntariado incluiu limpeza no entorno da instituição, reforma da quadra e construção de ecoponto para uso coletivo, entre outras iniciativas de revitalização e reflorestamento
Para contribuir de forma concreta com as comunidades locais, BNP Paribas Cardif e GM Financial (subsidiária de financiamento cativo da General Motors) se uniram para uma ação voluntária na Escola Estadual Prof. Antonio Cândido Corrêa Guimarães Filho, localizada na zona oeste da cidade de São Paulo.
A iniciativa, feita em parceria com o Instituto Limpa Brasil – referência em sustentabilidade, educação ambiental e mobilização social –, reuniu um time de voluntários formado por colaboradores de ambas as companhias em uma força-tarefa de dois dias para um mutirão de limpeza nos arredores, plantio de árvores e pintura dos muros e quadra poliesportiva da escola.
Essa revitalização também incluiu a construção de um ecoponto que ficará disponível para alunos e colaboradores da escola, se tornando uma forma de ensinar e incentivar o descarte correto de resíduos e a conscientização sobre reciclagem na prática. O objetivo do projeto como um todo é fomentar a educação ambiental e transformação urbana, levando aos alunos a responsabilidade de fazer o melhor uso da estrutura para promoção da sustentabilidade.
A ação fez parte do programa de voluntariado local da BNP Paribas Cardif e do programa global 1 Million Hours 2 Help, lançado pelo Grupo BNP Paribas em 2020. Essa foi a segunda vez em que a seguradora realiza uma iniciativa do tipo com o Limpa Brasil e a primeira ao lado de um parceiro de negócios como a GM Financial. “Envolver nossos parceiros em ações como essa significa expandir o impacto positivo que o voluntariado causa e incentivar que mais pessoas tenham essa experiência, para que possam levar o hábito também para sua vida pessoal”, comenta Fernanda Campos, diretora de RH, ESG e Comunicação da BNP Paribas Cardif Brasil.
O projeto também integrou o calendário contínuo de iniciativas do Time do Bem, grupo da GM Financial que promove ações sociais e de voluntariado ao longo do ano. “O investimento na comunidade é parte de nossos valores essenciais. Participar dessa ação no Dia do Meio Ambiente foi uma oportunidade concreta de transformar espaços e fortalecer vínculos com a sociedade,” afirma Thais Annicelli, superintendente executiva do jurídico e líder das ações sociais da GM Financial no Brasil.
Totalizando cerca de 320 horas de voluntariado, a revitalização da escola tem a expectativa de impactar diretamente no bem-estar de seus alunos, colaboradores e da comunidade.