Boca Amarga: o que pode causar o gosto amargo na boca

Tudo sobre serviços financeiros, seguros e muito mais - Universo do Seguro
Reprodução

A boca amarga pode trazer muito desconforto para as pessoas. O gosto ruim pode vir acompanhado de mau hálito, que gera mais incômodo. As causas podem ser várias, como as cáries, a saburra lingual e a gengivite.

Você já consumiu um alimento ou bebeu um suco e se deparou com um gosto desagradável e a sensação de que sua boca estava amarga? Essa alteração no paladar causa muito desconforto, mas saiba que nem sempre ela é resultado de má higiene, e pode estar ligada a outras questões de saúde bucal ou geral.

Nesse sentido, doenças digestivas, como a doença do refluxo gastroesofágico podem ser uma das principais causas. Além disso, infecções das vias aéreas, como amigdalite e sinusite, também podem aumentar o gosto amargo da boca.

Independentemente da causa, o fato é que esse problema é muito desagradável e altera todo o nosso paladar. Caso você esteja lidando com isso, trouxemos um conteúdo para explicar as possíveis causas da boca amarga, os tratamentos indicados e mais!

O que causa a boca amarga?

O primeiro passo para saber como tratar, ou mesmo como se prevenir, é entender quais são as principais causas que podem gerar o gosto amargo na boca. De modo geral, doenças, remédios e má higienização são os principais vilões, mas explicaremos melhor cada um abaixo!

Má higiene bucal

O acúmulo de bactérias e saliva na língua, gengivas e dentes, pode ser o principal causador do gosto amargo da boca. Além disso, quando o amargor vem por causa da má higiene bucal, pode ser acompanhado de mau hálito, causando constrangimento.

Nesse sentido, é muito importante escovar os dentes adequadamente, ao menos três vezes por dia.

Além disso, é muito importante limpar bem a língua, pois o acúmulo de bactérias na língua também pode ocasionar o gosto amargo.

Uso de remédios

Alguns remédios quando são absorvidos pelo organismo, são liberados na saliva, fazendo com que ocorra uma alteração do paladar, deixando a boca com um gosto amargo.

Os principais remédios que causam a boca amarga são:

  • antibióticos, como a tetraciclina,
  • remédios utilizados nos tratamentos de doenças cardíacas
  • antidepressivos.

Caso eles provoquem muito incômodo, comunique ao seu médico para que verifique se há alguma medida necessária a ser tomada.

Gravidez

Durante os três primeiros meses de gravidez, é muito comum sentir o gosto amargo na boca. Isso ocorre devido às alterações hormonais que acontecem no corpo, que podem não só influenciar no pH do estômago como também nas papilas gustativas.

Sendo assim, a boca amarga pode ser causada pela gravidez. Nesse caso, o indicado é tomar suco de limão ou chupar picolé para diminuir o amargor.

Uso de suplementos vitamínicos

A maioria dos suplementos vitamínicos possuem muitas substâncias metálicas, como ferro, zinco, cobre, entre outros, que podem gerar o gosto amargo na boca quando são totalmente absorvidos no organismo.

O indicado é esperar o corpo absorver todo o suplemento ou procurar um médico para avaliar a possibilidade de reduzir a dose ou até trocar o suplemento.

Alterações do fígado

Quando o fígado não está funcionando da forma correta, pode causar alteração no paladar, podendo não apenas causar a sensação de boca amarga, como também dor na região da barriga.

Então, nesses casos o ideal é procurar um médico especialista, fazer exames e confirmar o diagnóstico, para realizar o tratamento correto, caso seja necessário.

Infecções

As infecções respiratórias podem causar o gosto amargo na boca, porque as bactérias geram substâncias que causam o amargor. As principais são:

  • rinite;
  • sinusite;
  • amigdalite, entre outras.

Nesses casos é muito importante beber água e procurar ajuda médica para diagnosticar e tratar o problema.

O que fazer para a boca parar de amargar?

A solução para o amargor depende da causa.

Por exemplo, se for apenas a má higienização, crie bons hábitos de higiene bucal. A alimentação também pode estar associada ao gosto amargo na boca, principalmente após o consumo de comidas muito gordurosas, então adote uma dieta equilibrada.

Além disso, em caso de amargor causado por medicação, é necessário buscar alternativas com o seu médico.

Vale informar também que a boa hidratação pode diminuir bastante a sensação de boca amarga.

Qual o melhor remédio para boca amarga?

Em alguns casos, para diminuir o gosto amargo na boca, é necessário tomar medicação.

Entretanto, para isso você deve se consultar com um médico, falar os principais sintomas, procedimentos realizados recentemente, entre outros, para ser iniciado um tratamento correto.

Mas você pode utilizar um remédio caseiro para boca amarga: gargarejar com chá de camomila e tomar chá de gengibre durante o dia.

Além disso, o melhor remédio é sempre estar em dia com o seu dentista, pois assim você previne o gosto amargo na boca, recebe o diagnóstico e também realiza o tratamento precoce, fazendo com que o amargor saia mais rápido.

Então, se você ainda não possui plano de assistência odontológica, conheça a Unimed Odonto e desfrute de todas as vantagens oferecidas para manter sua saúde e higiene bucal em dia.

Posts relacionados Inflamação dos lábios: como tratar a condição

A inflamação nos lábios pode causar dor e desconforto, além de gerar rachaduras, sensação de queimação, descamação, entre outros incômodos. Leia mais

Você observa a data de validade dos produtos bucais?

Você observa a data de validades dos produtos presentes no seu banheiro? Especialmente os produtos de higiene bucal? É importante Leia mais

O post Boca Amarga: o que pode causar o gosto amargo na boca apareceu primeiro em Blog da Seguros Unimed.

Via: Seguros Unimed

Total
0
Shares
Anterior
Sialorreia: o que é e como tratar o excesso de saliva
Tudo sobre serviços financeiros, seguros e muito mais - Universo do Seguro

Sialorreia: o que é e como tratar o excesso de saliva

A sialorreia, ou excesso de saliva, é uma condição que afeta adultos e até mesmo

Próximo
497 dos 513 deputados federais são candidatos na eleição de outubro

497 dos 513 deputados federais são candidatos na eleição de outubro

Thiago Fagundes/Agência Câmara Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Veja também