A tendência é que com entrada em vigor da Reforma, a procura por este serviço seja ampliada
Com a implementação plena da Reforma Tributária se aproximando, o cenário fiscal brasileiro se torna mais desafiador para as empresas. Nesse contexto, o Business Process Outsourcing (BPO) Tributário surge como uma ferramenta essencial para garantir conformidade e evitar problemas durante a transição, uma vez que isso pode trazer impactos significativos para o dia a dia das organizações.
Com a complexidade da Reforma, que introduz novos tributos como o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), as empresas precisarão de expertise e tecnologia para adequar seus sistemas, operações e estratégias fiscais. “O BPO Tributário, ao centralizar essas responsabilidades em especialistas, permite que as empresas concentrem seus esforços em suas atividades-core e não desperdice energias tentando entender e cumprir as novas regras”, destaca Francisco Silva, sócio de BPO da BDO.
O BPO Tributário, que consiste na terceirização especializada da gestão fiscal e de todas as obrigações acessórias de um negócio, vai além da simples delegação de tarefas. Ele oferece uma abordagem estratégica para que as empresas naveguem pelas novas regras, garantindo que estejam em total conformidade com a legislação, ao mesmo tempo em que otimizam processos e reduzem custos operacionais.
“A Reforma Tributária não é apenas uma mudança de alíquotas, ela representa uma transformação profunda na forma como as empresas apuram e gerenciam seus tributos. Ignorar essa complexidade ou tentar internalizar todo o conhecimento em curto prazo pode gerar erros, multas e ineficiências significativas”, alerta Silva. “O BPO Tributário oferece a inteligência, a tecnologia e a equipe especializada para que as empresas não apenas se adaptem, mas prosperem nesse novo cenário. É uma estratégia que minimiza riscos, otimiza fluxos e libera o corpo diretivo para focar no que realmente impulsiona o negócio”, complementa.
O especialista destaca ainda ser fundamental que a empresa contratada possua rigorosas medidas de segurança de dados, como certificações de segurança e acordos de confidencialidade robustos, garantindo a proteção de informações sensíveis. “A comunicação aberta e um plano de contingência claro são essenciais para construir uma relação de confiança e assegurar a continuidade das operações”, finaliza o especialista.