Brasil precisa de uma política externa com autonomia responsável

Foto de divulgação: Paulo Henrique Correa , sócio fundador e diretor da Valor Investimentos

Valor Investimentos promove debate sobre comércio exterior e investimentos nacionais

Apesar dos recentes conflitos geopolíticos, guerras e disputas tarifárias, o Brasil segue distante dos grandes centros de ruptura internacional. Com desafios internos, mas estabilidade externa, o país continua sendo atrativo para o capital estrangeiro por sua riqueza em recursos naturais e a força de setores como agronegócio, mineração e indústria.
Essa foi a análise de José Luiz Niemeyer, professor de Relações Internacionais do Ibmec-RJ e doutor em Ciência Política pela USP, durante evento promovido pela Valor Investimentos nesta quinta-feira (31), em Linhares. O encontro, que teve como tema “O Sistema Internacional: De Hoje para o Futuro”, marcou a expansão da atuação da Valor no norte do Espírito Santo.
Segundo Niemeyer, os investimentos estrangeiros são fundamentais para o equilíbrio da economia brasileira, sobretudo em momentos em que o país importa mais do que exporta.
“O Brasil é um país muito rico em agronegócio, infraestrutura para mineração e na retomada da indústria. Não deve escolher de onde vem o investimento direto, seja norte-americano, chinês, norueguês ou alemão. O importante é receber esse capital, pois ele financia o balanço de pagamentos do país”, afirmou.
Ele destacou ainda que o Brasil precisa adotar uma política externa de autonomia responsável, com decisões soberanas, mas mantendo boas relações com diversas nações.
“Temos espaço, biodiversidade e capacidade de exportar serviços ambientais. Isso é uma vantagem rara no mundo, que deve ser valorizada e explorada com inteligência”, completou o professor. “Essa palestra é relevante por dois motivos: primeiro, por promover reflexão sobre o cenário internacional, e segundo, por marcar a presença da Valor Investimentos em uma cidade e estado estratégicos como Linhares e o Espírito Santo”, destacou Niemeyer.
O evento integrou a estratégia de lançamento da nova unidade da Valor Investimentos em Linhares inaugurada neste ano. A unidade já nasceu com R$ 300 milhões sob custódia e previsão de dobrar esse volume nos próximos 24 meses. O foco está em atender empresas e clientes, como produtores rurais, servidores públicos, profissionais liberais, empreendedores e startups. Com uma carteira com cerca de 1.200 clientes, a atuação da Valor na região abrange cinco municípios estratégicos: Linhares, São Mateus, Colatina, Aracruz e Nova Venécia.
De acordo com Paulo Henrique Correa , sócio fundador e diretor da Valor Investimentos, a região tem economia e indústria aquecidas, com grande geração de emprego, renda e dinamismo produtivo. “É importante apoiar o ecossistema de empresários locais e viabilizar seu crescimento com crédito, acesso ao mercado de capitais e aproximação com investidores. A operação em Linhares fortalece essa conexão entre a economia regional e o restante do país”, finaliza Correa.
De acordo com Paulo Henrique Correa , sócio fundador e diretor da Valor Investimentos, além do atendimento às famílias na gestão de patrimônio, a região tem uma economia bastante forte de setores muito bem diversificados, como o comércio, indústria e serviços, que geram emprego, renda e trazem acentuado crescimento. “É importante apoiar as empresas locais e viabilizar seu crescimento com operações de crédito, acesso ao mercado de capitais e aproximação com investidores. A operação em Linhares fortalece essa conexão entre o município e o restante do país e do mundo”, finaliza Correa.
Total
0
Shares
Anterior
GWM lança edição limitada do ORA 03 com autonomia de até 420 km e itens exclusivos

GWM lança edição limitada do ORA 03 com autonomia de até 420 km e itens exclusivos

A GWM inicia hoje a venda do ORA 03 BEV58 (linha 2026), uma versão limitada a

Próximo
Haval H6 e Tank 300 vencem Prêmio Melhor Compra 2025 e fortalecem presença da marca no Brasil

Haval H6 e Tank 300 vencem Prêmio Melhor Compra 2025 e fortalecem presença da marca no Brasil

Premiação da Quatro Rodas reconhece veículos com melhor custo-benefício em 31

Veja também