Bradesco Seguros

Brasil registra alta de 15,6% na demanda dos consumidores por crédito em setembro de 2025, aponta Serasa Experian

Foto por: Mikhail Nilov/ Pexels
Foto por: Mikhail Nilov/ Pexels

Crescimento foi mais intenso entre as faixas de menor renda e nas regiões Centro-Oeste e Nordeste

A busca dos consumidores por recursos financeiros avançou 15,6% em setembro de 2025, na comparação anual, segundo o Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. O resultado mostra uma alta de 6,3 pontos percentuais frente ao mesmo período do ano anterior, refletindo um ambiente econômico no qual a procura pelo crédito segue aquecida, mesmo com o encarecimento devido ao patamar elevado da taxa Selic, atualmente em 15% ao ano.

As faixas de menor renda seguem apresentando as maiores expansões. Confira no gráfico e na tabela a seguir a variação anual e o detalhamento por faixas de renda levantamento:

Cenário econômico: inflação moderada, Selic alta e renda real sustentada

O indicador mostra se o consumidor solicitou crédito, independentemente de aprovação. Segundo a economista da datatech, Camila Abdelmalack: “O mercado de trabalho aquecido e a manutenção do crescimento da renda real, também influenciada por políticas econômicas, têm sustentado o consumo das famílias e impulsionando a procura por crédito mesmo em um cenário de juros elevados. A expansão na demanda por crédito ocorre em um contexto de transição no cenário doméstico, marcado pela desaceleração no ritmo de concessões e por uma postura mais cautelosa dos credores diante da evolução do quadro de inadimplência no país. Segundo dados da Serasa Experian, o número de inadimplentes atingiu 80,4 milhões em outubro.”

Centro-Oeste e Nordeste registram os maiores crescimentos

A análise regional mostra que o avanço da demanda por crédito foi disseminado em todo o país em setembro de 2025, ainda que com intensidades distintas entre os estados. As maiores expansões ocorreram principalmente no Centro-Oeste e no Nordeste, impulsionadas por unidades federativas como Goiás (25,3%), Alagoas (25,2%) e Sergipe (24,8%), que lideraram a busca por crédito. No Norte, o movimento também foi significativo, com destaque para Roraima (25,1%) e Tocantins (20,3%), enquanto no Sudeste e no Sul o crescimento apareceu de forma mais homogênea, embora em patamar moderado, com avanços relevantes em Minas Gerais (21,4%), Rio Grande do Sul (21,4%) e Paraná (18,5%). Na outra ponta, estados como Piauí (2,4%), Amapá (7,1%) e Ceará (6,3%) registraram as menores variações. Confira a visão de demanda por UF no gráfico abaixo:

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CNPJs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre empresas e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2024 = 100). O indicador é segmentado por UF, setor e porte.

 

Total
0
Shares
Anterior
Allianz Partners espera aumento de 10% nos atendimentos durante o período de festas
Foto: Pexels

Allianz Partners espera aumento de 10% nos atendimentos durante o período de festas

Operação 2025/2026 ocorre entre 19 de dezembro e 12 de janeiro nas regiões mais

Próximo
Sompo registra crescimento de 29% na área de Seguros de Propriedades e reforça estratégia de valor agregado
Maria Cristina Bettencourt, Thiago Amorim e Adailton Dias / Foto: Sompo / Divulgação

Sompo registra crescimento de 29% na área de Seguros de Propriedades e reforça estratégia de valor agregado

Crescimento foi impulsionado por conquistas de clientes em segmentos

Veja também