Livro sobre segurança do trabalho reconhece importância de dispositivos como o Hit-Not para reduzir riscos de atropelamentos em operações com alto fluxo de pessoas e máquinas
Entre 2022 e 2024, o Brasil registrou 261 mil acidentes de trabalho por impactos contra pessoas e objetos – uma média de 87 mil por ano, ou 238 por dia. Os dados do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho (Smartlab) preocupam empresas e especialistas em segurança, já que boa parte desses acidentes ocorre em operações logísticas e industriais com alto fluxo de máquinas e trabalhadores no mesmo ambiente.
Para reduzir esses riscos, tecnologias prevenção têm sido implantadas em espaços como armazéns, centros de distribuição e pátios de cargas. Entre elas está o Hit-Not, sistema de detecção de proximidade que cria um campo eletromagnético capaz de identificar pedestres e veículos, mesmo através de barreiras físicas. A tecnologia emite alertas visuais, sonoros e vibratórios quando trabalhadores e máquinas entram em zonas de perigo, podendo inclusive desacelerar automaticamente empilhadeiras.
“Dispositivos como o Hit-Not reduzem a dependência do fator humano, coletam dados em tempo real e promovem ambientes mais seguros e produtivos”, afirma Afonso Moreira, CEO da AHM Solution, empresa especializada em gestão de riscos e danos na logística.
O Hit-Not e outras soluções preventivas foram recentemente reconhecidos em uma das principais publicações da área de segurança do trabalho, a Coletânea Lições Aprendidas em SST, SEPRO & ESG, que teve sua 6ª edição lançada durante a FISP e Expo Proteção, realizada em agosto, em São Paulo.
No artigo “Risk Assessment para Operações Logísticas”, o engenheiro e especialista em segurança do trabalho Danilo Oliveirademonstra como a combinação entre metodologias técnicas e tecnologias aplicáveis fortalece a gestão de riscos, promove operações mais robustas e amplia a prevenção de acidentes.
O livro reúne experiências de mais de 150 profissionais sêniores, compartilhando 160 lições aprendidas em Saúde e Segurança do Trabalho (SST), Segurança de Processos (SEPRO) e ESG. A publicação está disponível em versão física e em e-book gratuito.
A obra pode ser adquirida em versão impressa (https://lnkd.in/dTjgKaPc) ou em formato de e-book gratuito (https://lnkd.in/dpX_UP8S).