Inédito no mundo, seguro oferecido pela EQL Protege, em parceria com a MAPFRE, vai proporcionar segurança emocional, física e financeira para mulheres cisgênero e transgênero a partir de R$ 1 ao dia
Com foco na proteção de mulheres cisgênero e transgênero da América Latina, nasce no Brasil a EQL Protege, primeira insurtech voltada inteiramente para o público feminino. A nova empresa, que teve como embrião a plataforma Elas Que Lucrem (EQL), tem o plano de impactar 100 mil vidas nos primeiros 12 meses e, em três anos, se tornar um unicórnio, com valor de mercado de US$ 1 bilhão.
O primeiro produto lançado pela insurtech é o seguro EQL Protege, desenvolvido em parceria com a MAPFRE, que tem 14 modalidades de proteção e planos a partir de R$ 1 ao dia. O destaque é para a inédita assistência contra atos violentos, que atende mulheres que passam por uma situação crítica como roubo, agressões físicas e/ou verbais, sequestro ou tentativa de sequestro. A segurada terá direito a transporte para a delegacia e para um hotel com diárias pagas, para ela e filhos, se houver. Ela também tem a opção de contar com assistência psicológica e jurídica nesses casos.
A projeção de crescimento da insurtech está na experiência da EQL, que já conta com mais de 200 mil mulheres em seu ecossistema, aponta a fundadora e CEO Francine Mendes Gregori. O negócio tem o apoio de investidores-anjo e está no mercado para captar mais recursos.
Francine cita o ineditismo de um produto financeiro feito por mulheres e para mulheres como ponto forte para alcançar um nicho pouco observado pelas empresas. No Brasil, há 52 milhões de mulheres economicamente ativas, das quais 13 milhões são mães solo. Menos de 25% das mulheres são investidoras e, dessas, menos de 30% aplicam no tesouro direto. O propósito da insurtech de tornar todas as mulheres independentes foi pensado para mudar essa realidade.
“A mulher busca sempre a segurança da sua família, mas ela também precisa ter a própria independência. Inovamos com uma insurtech para ajudar a mulher a buscar seus sonhos e a ter uma rede de apoio, especialmente quando ela mais precisa. A EQL Protege é, além de tudo, mais uma opção de investimento para tornar a vida da mulher mais fácil e segura”, explica Francine.
Tanto a insurtech quanto o seguro foram pensados para abranger as necessidades das mulheres de todas as classes sociais, proporcionando segurança emocional, física e financeira. “Para este primeiro produto, que oferece a segurança de viver para a mulher através de uma rede de proteção 3.0, escolhemos a Mapfre como parceira. Reunimos a inovação de uma insurtech com a tradição de uma das maiores seguradoras do mundo, uma empresa alinhada com os valores da EQL e que preza pela igualdade de gênero e pelo empoderamento feminino”, diz a CEO.
“Essa iniciativa é muito importante para a MAPFRE por reforçar nosso compromisso com a equidade e propulsão social e de oportunidades às mulheres. Ela não apenas atende às demandas do mercado, mas tem um impacto social positivo que vai além do setor de seguros. Com esse produto, podemos contribuir para a independência financeira e a segurança de todas as mulheres, inclusive como um investimento que esteja disponível para momentos difíceis”, afirma a diretora técnica de vida e previdência da MAPFRE, Hilca Vaz.
Assistências psicológica e jurídica
A EQL Protege oferece também assistência psicológica, jurídica (com orientações sobre assuntos no âmbito civil, trabalhista e penal, o que permitiria à pessoa segurada consultas sobre acordos pré-nupciais e divórcio, por exemplo), financeira, profissional e funeral. Também contempla consultas médicas por telemedicina, exames, atenção nutricional e direito em buscar outro profissional especialista, caso tenha dúvidas sobre um caso analisado anteriormente com especialistas de grandes centros, como Hospital Albert Einstein e Sírio-Libanês. “São ferramentas para a mulher se cuidar e se prevenir sempre”, pontua Francine.
Além da comercialização direta para as consumidoras (B2C) pelo site, também haverá venda corporativa da EQL Protege para empresas (B2B), (como benefício corporativo), e parcerias (B2B2C) com empresas do universo feminino, corretoras e influenciadoras. Apesar de ter sido pensado para mulheres, o seguro pode ser contratado por qualquer pessoa.
“Estamos orgulhosos de ser parte dessa iniciativa transformadora, que coloca as necessidades e os desafios enfrentados pelas mulheres no centro da estratégia de desenvolvimento de um produto inovador, especialmente pela crescente conscientização sobre a importância da proteção financeira e pessoal”, afirma Raphael Bauer, diretor-geral comercial da MAPFRE.