Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 90% dos casos de suicídios podem ser evitados com ajuda psicológica ou psiquiátrica
A Brasilcap, empresa de capitalização da BB Seguros, abraçou a campanha Setembro Amarelo, divulgando, nas próximas semanas, conteúdos de conscientização sobre saúde mental nos seus canais de comunicação interna.
A ação reforça o compromisso da companhia de sempre valorizar, reconhecer e recompensar o protagonismo e comprometimento dos colaboradores. A Brasilcap conta com programa de apoio pessoal, patrocina a inscrição em circuitos de corrida, estimula o hábito da leitura com o empréstimo e distribuição de livros, e realiza iniciativas com foco na promoção da saúde física e mental e da qualidade de vida aos seus colaboradores.
Ao longo do mês, os perfis da Brasilcap nas redes sociais carregarão a fita que faz referência ao Setembro Amarelo. A companhia apoia ações dedicadas à prevenção ao suicídio; entre elas, o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece suporte e apoio emocional para todos que precisarem. O Centro atende voluntariamente, de forma gratuita, a todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (188), e-mail e chat 24 horas, todos os dias.
Vale lembrar que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 90% dos casos de suicídios podem ser evitados com ajuda psicológica ou psiquiátrica. Por isso, ações como a do CVV e iniciativas que jogam luz sobre o tema podem salvar vidas.
História
A campanha Setembro Amarelo surgiu em homenagem à Mike Emme, que cometeu suicídio em setembro de 1994, com apenas 17 anos. Os pais de Mike, referenciando o Mustang amarelo pelo qual o filho era muito apegado, distribuíram cartões com fitas amarelas e frases motivacionais para incentivar as pessoas a enfrentarem transtornos mentais e emocionais. A ação se popularizou por mobilizar pessoas a buscarem ajuda.