Companhia alcança R$ 280,77 milhões em lucro líquido
Com faturamento de R$ 6,72 bilhões em 2024, a Brasilcap, empresa de capitalização da BB Seguros, registrou crescimento de 4,17% em comparação com o ano anterior. O Relatório de Administração do Exercício 2024 da companhia destaca também a marca de R$ 11,02 bilhões em reservas técnicas, ativos totais de R$ 13,53 bilhões e lucro líquido de R$ 280,77 milhões.
“Os números são expressivos e falam por si. O resultado confirma, por um lado, a solidez e confiabilidade de uma companhia estruturada, líder isolada em reservas, e, por outro, a força de um mercado de capitalização que segue crescendo e se diversificando ainda mais”, explicou o presidente da companhia, Antônio Carlos Teixeira.
Para a Brasilcap, o ano de 2024 foi também de reconhecimento institucional, com o recebimento de indicações e prêmios. A companhia conquistou o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, pela quinta vez; o Prêmio Reclame Aqui, pela excelência no atendimento ao cliente; e as certificações Empresa Cidadã, pelo 14º ano consecutivo, e Jurídico 4.0. A Brasilcap também foi destaque no Prêmio de Inovação da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), seguindo como referência no setor.
Entre os produtos, o destaque é para a modalidade Garantia, que teve crescimento de 15% em suas vendas, com o produto Cap Fiador, solução oferecida em substituição ao fiador tradicional em garantia de aluguel. As vendas do produto contam hoje com 185 parceiros comerciais, que possuem em suas carteiras cinco mil mobiliárias distribuídas em todo o país.
Propósito social
O relatório de administração da Brasilcap mostra que a empresa segue avançando em ações com foco em seu propósito institucional, de “transformar a vida das pessoas e da sociedade”. Para isso, investe em produtos que contribuam para o desenvolvimento social, especialmente na modalidade Filantropia Premiável, que reverte as vendas em benefício de projetos sociais.
Entre as iniciativas apoiadas pela Brasilcap há instituições com foco em Educação, Saúde, Cultura, Esporte, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social. Além do apoio a cinco iniciativas relevantes por meio da lei de incentivo à cultura, somando R$ 2,68 milhões, a Companhia acompanhou no último ano a execução de seis patrocínios culturais que circularam pelo Brasil a partir de apoio financeiro.
A companhia também destinou R$ 3,06 milhões a 11 projetos sociais e esportivos, que atuam em 67 municípios brasileiros, por meio da Lei do Esporte, Fundo da Criança e do Adolescente, Lei do Idoso, Pronon e Pronas.
Em 2024 a Brasilcap atendeu 24 instituições que realizam projetos alinhados aos objetivos estratégicos da companhia, à sua matriz de materialidade corporativa e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Desenvolvimento
Em relação ao desenvolvimento de quadros e valorização da Diversidade e Inclusão, o balanço anual da Brasilcap destaca a realização de ações internas e treinamentos focados em letramento e conscientização sobre a importância destes temas no ambiente corporativo. Igualdade de Gênero, a causa LGBTQIAP+ e Igualdade Racial fizeram parte dos trabalhos desenvolvidos internamente ao longo do ano.
Como reforço das suas posições, a companhia tornou-se signatária do Pacto Pela Promoção da Equidade, em linha com a meta corporativa de ampliar o número de mulheres e pessoas negras em posição de liderança.