Europ Assistance Brasil

Brasilcap fecha 2023 como líder absoluta no mercado de capitalização

XP passa a oferecer produtos com possibilidade de rendimentos mensais, atrelados à renda fixa internacional e sem exposição cambial / Foto: Mindandi / Freepik
Foto: Mindandi / Freepik

Empresa da BB Seguros faturou R$ 6,4 bilhões, com 21,5% de market share

A Brasilcap é a líder absoluta do mercado de capitalização, segundo números divulgados resultapela SUSEP. Com faturamento de R$ 6,4 bilhões em 2023, a empresa de capitalização daB B Seguros registrou crescimento em todos os seus resultados financeiros no último ano, fechando com 21,5% de participação de mercado. A evolução de 8,4% na arrecadação em comparação com o ano anterior (R$ 5,9 bilhões) foi acompanhada pelas marcas de R$ 11,3 bilhões em reservas técnicas, 18% acima dos R$ 9,6 bilhões de 2022, e de R$ 13,5 bilhões em ativos totais, ganho de 17% em relação aos R$ 11,5 bilhões acumulados no ano passado.

Para o presidente da Brasilcap, Nelson de Souza, o resultado está relacionado a uma combinação de fatores. “A liderança absoluta é fruto do protagonismo e engajamento de todos na Companhia, da nossa sinergia com o Conglomerado BB, das parcerias em ‘mar aberto’ e da confiança dos nossos acionistas. Contribuíram para essa conquista a entrada no mercado digital, a expansão das parcerias comerciais e a criação de novos produtos, que proporcionaram à Brasilcap um forte ritmo de crescimento ao longo do ano, especialmente em modalidades que auxiliam os clientes em suas necessidades específicas, que vão desde um planejamento financeiro para a realização de planos até a substituição do fiador na garantia de um contrato de aluguel”, afirma o presidente.

O resultado gerou lucro líquido anual de R$ 268,3 milhões, valor 23% maior do que em 2022 (R$ 217,8 milhões), de acordo com o Relatório de Administração do Exercício 2023 da companhia.

Considerando os valores pagos a seus clientes por meio do resgate de planos de capitalização, a Brasilcap injetou R$ 4,6 bilhões na economia brasileira em 2023. Em sorteios, a companhia distribuiu R$ 63,2 milhões para clientes donos de cerca de 32 mil títulos. Em 2022 haviam sido pagos R$ 4,1 bilhões em resgates e R$ 56,8 milhões em sorteios a 19,7 mil títulos contemplados.

Parcerias e produtos

Com crescimento de 8,0% nas vendas em 2023, o Cap Fiador, da Modalidade Instrumento de Garantia, ilustra bem a fala do presidente da Brasilcap. Listado entre os principais produtos da companhia fora dos balcões do Banco do Brasil, este título de capitalização é oferecido ao público em cerca de 9 mil imobiliárias em todo o país, a partir de 207 parceiros comerciais, sendo 46 prospectados em 2023.

Ao longo do último ano, a Brasilcap também trabalhou no desenvolvimento de novos produtos alinhados ao propósito da companhia, ser agente de transformação na vida das pessoas e na sociedade, sobretudo na modalidade Filantropia Premiável. Títulos de capitalização como o Doadin, Bem da Sorte, Sorte Saúde contribuíram para os resultados da companhia, ao mesmo tempo em que direcionaram recursos para instituições sociais como a Fundação BB, a AACD, a Fundação Abrinq e hospitais beneficentes em todo o Brasil.

O Doadin, por exemplo, teve um crescimento superior a 4.500% no número de vendas em relação a 2022. O desempenho foi impulsionado pela inclusão da jornada de compra do título no aplicativo do Banco do Brasil, em agosto.

Responsabilidade socioambiental

Em junho de 2023, em meio à Semana Mundial do Meio Ambiente, a Brasilcap anunciou a compensação de toda a sua emissão de gases do efeito estufa desde a sua fundação, em 1995, tornando-se a primeira empresa de capitalização a zerar a pegada de carbono.

A ação se deu por meio da compra de créditos de carbono destinados a apoiar o projeto The Envira Amazonia, que atua na preservação da Floresta Amazônica, gerando renda, garantia de condições de trabalho e qualidade de vida para moradores de comunidades do Norte do Brasil.

As ações em Sustentabilidade realizadas ao longo de 2023 renderam à Brasilcap nota 7,3 no Índice de Sustentabilidade Ethos, a maior marca alcançada pela empresa em sua história. Em outras frentes, a companhia manteve suas adesões ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção Ethos, e ao Pacto Global da ONU.

Para o presidente Nelson de Souza, as iniciativas sociais, ambientais e de governança da Brasilcap materializam o propósito da companhia: temos avançado cada dia mais na agenda de sustentabilidade, renovando e reforçando o nosso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nossos resultados comprovam uma atuação marcada por adaptabilidade, comprometimento, diversidade, excelência e inovação, e refletem o trabalho de um time que faz da Brasilcap a maior e a melhormpresa de capitalização do país”.

Patrocínios

De olho nas oportunidades de contribuir para a construção de um futuro melhor, a Brasilcap apoiou no último ano 24 projetos de cunho cultural, social, educativo ou de proteção ambiental, além de 3 iniciativas de destaque por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Juntos, os aportes somaram R$ 5,6 milhões.

Os projetos apoiados beneficiaram mais de 60 mil pessoas, fomentando oportunidade sem educação, promoção da saúde e conscientização ambiental, entre outros benefícios.

Os aportes foram realizados por meio da Lei do Esporte, do Fundo da Criança e do Adolescente, da Lei do Idoso e do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde.

A escolha dos projetos passou pelo alinhamento à matriz de materialidade da companhia e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU) elencados como estratégicos para a Brasilcap.

Governança

Na luta contra todos os tipos de assédio, a Brasilcap assinou em 2023 a “Carta Compromisso para Prevenção e Combate aos Assédios”, da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO). Em alinhamento com o valor estratégico Diversidade, foram realizadas ações internas e treinamentos focados em letramento e conscientização sobre a importância da diversidade no ambiente corporativo e compreensão de conceitos básicos que acompanham as transformações na sociedade, destacando temas como igualdade de gênero, a causa LGBTQIAP+ e igualdade racial.

O Relatório de Administração do Exercício 2023 da Brasilcap lista ainda as conquistas e reconhecimentos que a companhia recebeu ao longo do ano. Pela quarta vez consecutiva, a empresa venceu o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, na categoria “Previdência e Capitalização”.

A companhia também foi a primeira colocada no Prêmio Segurador Brasil, nas categorias Crescimento de Vendas e Liderança em Reservas, e conquistou pelo décimo terceiro ano consecutivo o certificado Empresa Cidadã.

Por fim, o case “Brasilcap Carbono Neutro” conquistou a segunda colocação na categoria “Capitalização” na 12ª edição do Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, Previdência Aberta, Saúde Suplementar e Capitalização. Já a iniciativa “SAP – TRM” ficou entre os cinco finalistas da mesma categoria.

Total
0
Shares
Anterior
Lockton inaugura escritório em novo endereço no Rio de Janeiro

Lockton inaugura escritório em novo endereço no Rio de Janeiro

Nova unidade possui uma estrutura moderna, confortável tecnológica visando

Próximo
Camara-e.net anuncia Manuel Matos como novo coordenador do Comitê de Open Insurance
Manuel Matos, coordenador do Comitê de Open Insurance da camara-e.net e sócio-fundador da Via Internet Insurance Consulting / Foto: Divulgação

Camara-e.net anuncia Manuel Matos como novo coordenador do Comitê de Open Insurance

Veja também