Brasileiro reconhece benefícios do prontuário eletrônico, mas parte ainda tem dúvidas sobre segurança dos dados

a phone with a stethoscope on top of it
Photo by Bermix Studio on Unsplash

Pesquisa Vox Populi / IESS 2025 mostra que maioria dos entrevistados vê vantagens na integração de informações de saúde, embora persistam receios quanto à proteção das informações pessoais

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) já é conhecido pela maioria dos brasileiros e é amplamente percebido como um instrumento que pode melhorar o atendimento e a coordenação do cuidado em saúde, segundo pesquisa do instituto Vox Populi encomendada pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Acesse a íntegra da pesquisa: https://www.iess.org.br/biblioteca/pesquisa-iess-1/pesquisa-iess/pesquisa-iess-2025

O levantamento ouviu 3,2 mil pessoas com 18 anos ou mais, entre beneficiários e não beneficiários de planos de saúde e odontológicos, em oito regiões metropolitanas — São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre, Manaus e Brasília. As entrevistas foram presenciais, realizadas entre 31 de julho e 17 de agosto de 2025, com nível de confiança de 95%.

Sete em cada dez entrevistados (70% dos respondentes) afirmam já ter ouvido falar sobre o PEP e reconhecem seus potenciais benefícios, como maior agilidade no atendimento, acesso rápido ao histórico clínico e integração entre diferentes profissionais e serviços de saúde.

Apesar disso, a pesquisa mostra que a segurança das informações ainda é um ponto sensível: apenas metade dos entrevistados afirma sentir-se segura em ter todos os dados integrados em um único sistema. Entre os que manifestam insegurança, os principais motivos são o medo de vazamento de informações pessoais (57%), o uso comercial dos dados por empresas (11%), a falta de controle sobre quem acessa (11%) e o receio de fraude ou mistura de informações (7%).

Para o superintendente executivo do IESS, José Cechin, a percepção revela o desafio de equilibrar inovação tecnológica e confiança pública. “O prontuário eletrônico é um avanço essencial para a eficiência e a qualidade do atendimento, mas depende de confiança e transparência. O cidadão precisa ter clareza sobre como seus dados são protegidos e utilizados, sob responsabilidade das instituições de saúde e das operadoras”.

O levantamento também evidencia diferenças regionais no nível de conhecimento sobre o prontuário eletrônico. Em Brasília, São Paulo e Porto Alegre, os percentuais de entrevistados que afirmam conhecer o PEP são mais elevados, enquanto em Manaus e Salvador os índices são menores.

Mesmo entre os que não conhecem o PEP em profundidade, há ampla concordância quanto aos benefícios esperados: os entrevistados destacam, de forma espontânea, melhor organização das informações médicas, agilidade no atendimento, redução de erros e integração entre unidades e profissionais de saúde.

“Esses resultados mostram que a digitalização da saúde é uma realidade percebida pela população”, afirma Cechin. “Há um reconhecimento claro das vantagens do prontuário eletrônico, mas também um alerta sobre a importância de comunicação, governança e segurança digital”.

Clique aqui e veja a íntegra da pesquisa.

Total
0
Shares
Anterior
Dia Mundial do Diabetes reforça conscientização e destaca avanços no cuidado à população vulnerável
person using disposable syringe put specimen on blue and white glucose meter

Dia Mundial do Diabetes reforça conscientização e destaca avanços no cuidado à população vulnerável

Celebrado globalmente em 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes marca o mês

Próximo
Wey 07 chega a Belo Horizonte com proposta de elevar padrão dos SUVs de luxo
Lançamento Wey 07 Bamaq GWM BH/ Foto: Divulgação

Wey 07 chega a Belo Horizonte com proposta de elevar padrão dos SUVs de luxo

Híbrido plug-in com seis lugares foi apresentado pela Bamaq GWM em evento

Veja também