Dados do levantamento realizado pela ferramenta NPS Prism, da Bain & Company, mostram que a parcela do público que antes lidava exclusivamente com bancos tradicionais já busca opções de relacionamento bancário também com instituições digitais
Nova pesquisa da Bain aponta que 15% dos entrevistados afirmam ter hoje relacionamento apenas com bancos incumbentes – uma redução significativa se comparada com o segundo trimestre de 2021, quando essa fatia era de 37%. Houve expansão no volume de pessoas que atuam tanto com bancos digitais quanto tradicionais, que passou de 53% para 66% no mesmo período. Já aqueles que trabalham apenas com instituições digitais chegaram a 20%, o dobro do registrado em 2021.
Ao verificar o perfil dos consumidores que realizaram essa movimentação em direção aos bancos digitais, a Bain identificou que clientes acima de 50 anos são os que mais aumentaram a busca por outras instituições financeiras – um crescimento de 19%. Brasileiros entre 31 e 50 anos também seguiram nesse sentido, com 11% do público entrevistado iniciando novos relacionamentos bancários.
Outro destaque da pesquisa é que, quanto maior a renda do consumidor, mais diversificado é o rol de instituições financeiras com as quais ele tem relacionamento. Enquanto indivíduos inseridos nas faixas mais baixas atuam com uma média 3,8 bancos, na mais alta esse número passa para 5,2, conclui o levantamento da Bain.