No evento Udemy FWD, líderes de RH e L&D discutiram como construir uma organização baseada em habilidades e se preparar para os desafios atuais e do futuro
A Udemy, marketplace online de habilidades e plataforma de aprendizado de ponta, realizou o seu primeiro encontro de clientes em grande escala em São Paulo, chamado FWD, com o objetivo de chamar a atenção de líderes de RH e aprendizado na América Latina para tendências de aprendizado e de habilidades. “Aprender novas habilidades profissionais e tecnológicas pode transformar a vida dos profissionais e ajudá-los a atingir metas de negócios com mais eficiência”, diz Raphael Spinelli, diretor regional da Udemy para a América Latina.
Com a presença de mais de 110 líderes empresariais e profissionais da América Latina, o evento aconteceu no SP Hall, na Vila Nova Conceição, no dia 23 de outubro. Stephanie Stapleton Sudbury, presidente da Udemy Business, braço de treinamento corporativo da Udemy, fez o discurso de abertura, destacando a mudança global para uma economia baseada em habilidades. “Mais de 100 milhões de pessoas poderiam entrar para o pool global de talentos do mercado de trabalho se as competências fossem priorizadas em vez das formações acadêmicas”, disse Stephanie durante o evento, citando uma pesquisa recente do Fórum Económico Mundial que assegura que quase um quarto dos empregos devem mudar nos próximos cinco anos.
A tendência relacionada às novas ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa, que estão mudando a forma como trabalhamos, também foi um tema central do evento. O empreendedor e instrutor na Udemy Diego Davila, que tem 90 cursos na plataforma e cerca de 850.000 alunos, também falou durante o evento. Diego abordou como os profissionais podem usar o ChatGPT e outras ferramentas semelhantes para aumentar a própria produtividade e fazer brainstormings de forma eficaz. “A inteligência artificial generativa não substituirá os nossos empregos, mas é essencial aprender a usar a tecnologia para se destacar e não ficar atrás daqueles que a usam eficientemente”, afirmou ele.
Houve também um painel em que líderes de RH e L&D representando organizações que são clientes da Udemy Business discutiram como construir uma força de trabalho preparada para o futuro. Entre os painelistas, estavam Patricia Vasconcelos, diretora de RH e cultura da RaiaDrogasil, Jose Urbano Duarte Junior, CTO do PicPay, e Paulo Gomes, gerente executivo de marketing, ESG e sustentabilidade do Serasa Experian. Mediado por Katya Ribeiro, diretora regional da Udemy para a América Latina, o painel reforçou a necessidade das empresas investirem no aprendizado contínuo e no desenvolvimento de habilidades dos profissionais.
O palestrante principal, Celso Athayde, fundador da CUFA e CEO da Favela Holding, fez uma palestra inspiradora, em que compartilhou a sua história de empreendedorismo e falou sobre inovação e aprendizado nas favelas. “Favela não é carência, é potência”, disse ele.
Para saber mais sobre as tendências de aprendizado corporativo, consulte o 2024 Global Learning & Skills Trends Report. Para fazer parceria com a Udemy Business e capacitar equipes com as habilidades mais recentes, visite https://business.udemy.com/.