Reconhecimento de iniciativas fortalece o empreendedorismo feminino no grupo. Além do título internacional, 18 selecionadas participarão do Fórum Empresarial do BRICS, em julho, no Rio de Janeiro
O empreendedorismo feminino será destaque nesta edição do Fórum Empresarial do BRICS, evento que ocorre às vésperas da cúpula governamental do bloco, em 5 de julho, no Rio de Janeiro. Ao todo, 1.032 startups lideradas por mulheres dos países que compõem o BRICS se inscreveram para o BRICS Women’s Startup Contest. A competição prestigia mulheres à frente dos negócios e integra a programação do fórum.
Brasil, África do Sul e Índia representam mais mais de 70% do total de inscrições. A iniciativa é uma correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e da Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS (WBA), coordenada em 2025 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A competição premiará profissionais em seis categorias: Saúde e Bem-estar, Agricultura e Segurança Alimentar, Educação e Desenvolvimento de Competências, Energia, Infraestrutura e Mobilidade, Comércio, Serviços e Transformação Digital, e Soluções Sustentáveis e Climáticas.
Os próximos passos incluem a etapa de análise, conformidade e da maturidade de cada startup inscrita. As avaliações técnicas ocorrerão por regiões:
- Região 1: Brasil, Argentina, Bolívia, Cuba;
- Região 2: Rússia, Belarus, Cazaquistão, Uzbequistão, Irã;
- Região 3: Índia, Indonésia, Malásia, Tailândia;
- Região 4: China, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Egito;
- Região 5: África do Sul, Etiópia, Uganda, Nigéria.
O período de avaliação vai até 27 de maio. A convite da organização, representantes das 18 startups selecionadas participarão presencialmente do Fórum Empresarial do BRICS, em 5 de julho, no Rio de Janeiro. A vencedora será conhecida durante a programação do evento da iniciativa privada.
O Fórum Empresarial tem o patrocínio da Embraer e a parceria institucional do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI).