Regras locais não permitem que empresas contratem funcionários sem seguros específicos
Essa é uma informação relevante para quem pretende trabalhar nos Estados Unidos ou abrir um negócio por lá: diferentemente do Brasil, existem regras bem definidas e muito mais rígidas na hora de se ter seguros para contratar funcionários para qualquer tipo de atividade. Tanto o seguro de responsabilidade civil (General Liability) quanto o seguro de acidentes de trabalho (Workers’ Compensation) protegem contra acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
O Seguro de Compensação de Trabalhadores (Workers’ Compensation) é obrigatório em todos os estados do país e é uma obrigação legal para os empregadores nos Estados Unidos. Esse tipo de seguro empresarial fornece auxílio a funcionários que sofreram lesão ou doença relacionada ao trabalho. As leis variam dependendo do seu setor e do Estado em que a empresa opera. Dentre a cobertura desse tipo de seguro estão:
- Contas médicas e despesas de recuperação de funcionários feridos no trabalho;
- Pagamento de salários quando o funcionário não pode trabalhar devido a uma lesão ou doença relacionada ao trabalho;
- Benefícios por morte, incluindo pagamentos de pensão alimentícia e despesas de funeral quando ocorrerem lesões ocupacionais fatais;
- Despesas de responsabilidade do empregador quando sua empresa for processada por acidente de trabalho;
Já o Seguro de Responsabilidade Geral (General Liability) é opcional em muitos estados, mas é altamente recomendado para todas as empresas. É uma proteção adicional que pode ser oferecida aos empregadores para cobrir os custos de processos judiciais ou outras despesas relacionadas a acidentes ou incidentes no local de trabalho que possam resultar em lesões ou danos a terceiros, incluindo:
- Acidentes com pessoas em frente a uma loja ou dentro do estabelecimento;
- Lesões corporais sofridas por uma pessoa em seu local de trabalho;
- Danos acidentais causados por um funcionário à propriedade de alguém;
- Lesões publicitárias (calúnia, difamação ou violação de marca comercial)
Contudo, é essencial informar que esse tipo de seguro não cobre lesões de funcionários.
“Se um funcionário sofrer um acidente ou sofrer de alguma doença relacionada ao trabalho, o seguro workers compensation fornecerá benefícios para cobrir os custos médicos, salário perdido e outros custos relacionados ao acidente”, informa Tiago Prado, CEO da BRZ Insurance. “Além disso, o seguro de responsabilidade civil cobre danos que os funcionários possam causar a terceiros, ajudando a proteger a empresa de ações judiciais. Assim, os seguros de acidentes de trabalho e responsabilidade civil são obrigatórios”, completa o executivo.
Os gestores também precisam verificar se todos os seus funcionários estão devidamente registrados e qualificados para trabalhar no país e oferecer salários e benefícios adequados. Pelo lado das empresas, elas têm que cumprir todas as regulamentações trabalhistas aplicáveis e manter ambientes de trabalho seguros. Finalmente, as empresas nos Estados Unidos também precisam cumprir as leis federais e estaduais de direitos civis de trabalho para garantir que todos os seus funcionários sejam tratados igualmente.