Focado em sua estratégia PJ, o banco registra crescimento do lucro líquido de mais de 60% em comparação com 2022
O BS2, primeiro banco digital especializado em empresas, registrou crescimento expressivo durante o ano de 2023. Pelo segundo ano consecutivo, após implantar a estratégia 100% focada no atendimento às empresas, o banco anuncia crescimento no lucro líquido, chegando a R$ 85 milhões, um crescimento de 61% em relação ao ano anterior.
Outras linhas importantes também seguiram crescendo, como:
- A receita de intermediação financeira 25% maior, atingindo R$ 905 milhões;
- Resultado bruto da intermediação financeira, que registrou aumento de 32%, chegando a R$ 400 milhões;
- O resultado operacional, que apontou um crescimento de 190%, chegando a R$ 122 milhões;
“Ao olharmos esses resultados, temos clareza da decisão acertada de nos dedicarmos às empresas. Sabemos que eles são fruto de uma execução disciplinada, muito pautada pelo relacionamento com nossos clientes e olhar empreendedor – consistentes com a trajetória de mais de 30 anos de atuação do grupo. Nossa experiência no mercado financeiro e nosso protagonismo tecnológico foram fundamentais para chegarmos até aqui”, comenta Marcos Magalhães, CEO do Banco BS2. “Queremos sempre servir nossos clientes com excelência, superando suas expectativas e construindo relacionamentos duradouros baseados na confiança e na qualidade”, completa.
Oferecendo um ecossistema completo de soluções voltadas para pequenas e médias empresas, o BS2 também obteve resultados expressivos nos seus pilares de crédito, câmbio e Banking as a Service, e em outros índices conforme abaixo:
- Crédito – carteira de crédito do conglomerado R$ 6,2 bilhões: 12% de crescimento;
- Câmbio – remessas chegaram ao volume de R$ 40,7 bilhões: alta de 35%;
- Transações cash – volume total de R$ 271,5 bilhões: alta de 26%;
- Ativos totais – registro de R$ 7,225 bilhões: crescimento de 37%;
- Índice de Basileia – 14,6%;
“Olhando para as receitas, nossa composição está bem equilibrada entre crédito e serviços, o que demonstra nossa atuação diversificada. Isso nos confere estabilidade e nos torna preparados para performar bem em qualquer ambiente macroeconômico”, diz Davi Ponciano, diretor executivo, responsável pelas áreas de Finanças e Riscos do Banco BS2.
A unidade de negócios de Banking as a Service do BS2 também impulsionou a atuação do banco junto aos clientes que operam pagamentos e recebimentos em alta volumetria. Foram mais de 700 milhões de transações de pagamentos via APIs no ano. Em 2024, o BS2 vai reforçar seu pioneirismo em Banking as a Service, investindo em tecnologia e nas equipes comerciais. “Além disso, temos um pipeline interessante de parcerias de clientes para esse tipo de serviço que devem conferir ainda mais escala à nossa operação”, diz o CEO do banco.
Compromissos e novas frentes
Em 2023, o BS2 promoveu um importante movimento interno ao revisitar sua Cultura. O processo envolveu todos os colaboradores, liderança e o Conselho de Administração, resultando na revisão dos valores e na adoção de cinco princípios:
- Direto ao ponto;
- Fora da caixa;
- Ideia não tem cargo;
- Crescemos juntos;
- Pense grande, faça mais e voe alto;
Sustentando este conjunto, está o pilar Ética é inegociável, campo de atuação onde o banco também recebeu reconhecimento externo.
No ano passado, o BS2 conquistou o Pró-Ética, selo concedido pela Controladoria-Geral da União (CGU) em reconhecimento a empresas comprometidas com a agenda de integridade e implementação de medidas voltadas para a prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude.
No ano anterior, o BS2 se tornou a primeira instituição financeira a aderir ao Movimento Transparência 100% no Brasil, capitaneado pelo Pacto Global da ONU, do qual o banco é signatário desde 2020. “Nossos compromissos com a Governança foram fundamentais para pavimentarmos o caminho para essa estratégia bem-sucedida. Estamos construindo nosso negócio sem deixar de considerar os grandes desafios da sociedade”, destaca Magalhães.
Outro destaque foi a entrada no atendimento ao agronegócio brasileiro, com a inauguração da plataforma comercial no Centro-Oeste, com sede em Goiânia (GO) e gerentes em todos os estados da região. O banco aposta na estratégia de regionalização como forma de oferecer serviços personalizados aos clientes e atender suas demandas específicas em seus próprios locais de atuação.