Em destaque, procura por consórcio de carro aumentou 82%
Em uma pesquisa feita em parceria com a SemRush, o Klubi, fintech autorizada pelo Banco Central a operar com consórcios no país, traz uma pesquisa inédita sobre a variação da procura por consórcios em ferramentas de busca online. Os dados apurados verificam o número de buscas realizadas entre setembro de 2019 e agosto de 2023 e apontam uma média de aproximadamente 200 mil buscas mensais relacionadas a consórcios.
A busca por “consórcio”, entre 2019 e 2023, saltou de 110 mil para 165 mil, uma variação positiva de 50%. Em destaque na pesquisa, a procura correlacionada com “carro” salta de 9,9 mil em setembro de 2019 para 14,8 mil em janeiro de 2023 e chega a 18,1 mil em agosto deste ano, um aumento de 82%. No mesmo sentido, a pesquisa online correlacionada com “veículo” apresenta um aumento de 125% no período entre set/19 e ago/23.
Em paralelo, as buscas relacionadas a dúvidas sobre o funcionamento dos consórcios também dobraram no período, assim como a pesquisa por “consórcio ou financiamento” mais que dobrou, saltando de 1,9 mil buscas mensais para 4,4 mil, aumento de 131%.
Para o CEO do Klubi, Eduardo Rocha, “não só nos últimos meses, mas nos últimos anos o consórcio teve um crescimento acelerado e tem se reafirmado como uma ferramenta de planejamento financeiro importante para os brasileiros. A modalidade se destaca como alternativa mais acessível e menos burocrática para análise de crédito e adesão do que os financiamentos, por exemplo. Hoje em dia, um financiamento automotivo chega a cobrar 3% ao mês e isso pesa muito no valor final do bem adquirido. Já os consórcios funcionam mais com um investimento planejado”, explica o executivo.
Segundo o último levantamento da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), no entre 2022 e 2023 o número de consorciados chegou a 9,94 milhões de brasileiros, um aumento de 10,8%. A associação também aponta que, para os veículos leves, houve um crescimento de 11% no número de cotas adquiridas no mesmo período, com um tíquete médio estabilizado em aproximadamente R$58 mil.
De acordo com Rocha, o consórcio no Brasil chegou a um número recorde de usuários, mas possui um público endereçável de aproximadamente 100 milhões de brasileiros. “O crescimento do número de pessoas que apontam o consórcio como uma solução para adquirir um bem de valor, mostra que o brasileiro acredita cada vez mais nesse instrumento de educação e inclusão financeira. Além disso, metade da nossa base de clientes é composta pela geração Z e Millenials. São pessoas que têm conta nos bancos digitais, mas encontram dificuldade de tomar crédito para comprar um veículo, por exemplo. A outra metade é composta por um público com idade acima de 35 anos que já se frustrou com os produtos convencionais de crédito. Em comum são pessoas que buscam mais simplicidade e transparência numa jornada digital que oferece a menor mensalidade e melhor experiência para o usuário”, finaliza o CEO.