Busca por crédito entre os brasileiros caiu 9,1% em 2023, revela Serasa Experian

Busca por crédito entre os brasileiros caiu 9,1% em 2023, revela Serasa Experian/ Foto: Freepik
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Além de segunda queda anual seguida, após 2022, este foi o menor percentual da série histórica do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito

O fechamento anual do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian em 2023 revelou que houve uma retração de 9,1% no acumulado do ano na busca dos brasileiros por recursos financeiros, o menor percentual já registrado desde o início da série histórica do índice. Confira no gráfico abaixo os dados ano a ano:

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“Após 2022, este é o segundo ano seguido de retração. Os “culpados” por afastarem os brasileiros do mercado de crédito em 2023 foram as taxas pouco atrativas, impactadas pela alta da Selic além da inadimplência elevada, o que distanciou o consumidor do mercado de crédito”, comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Na análise por renda pessoal mensal do indicador, foram os brasileiros que recebem até R$ 500 que tiveram a queda mais expressiva (-11,4%) e aqueles ganham mais de R$ 10 mil por mês a menor (7,1%). Confira na tabela abaixo os dados completos:

Busca por crédito entre os brasileiros caiu 9,1% em 2023, revela Serasa Experian/ Foto: Divulgação
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Queda na busca do consumidor por crédito em todas as Unidades Federativas

Ainda segundo o indicador, todas as regiões registraram queda na busca por recursos financeiros no acumulado de 2023, com destaque para o Distrito Federal (17,7%), o Amapá (-17,5%) e o Rio de Janeiro (-17,0%). Apenas Santa Catarina ficou abaixo dos 3% de retração. Veja os dados de todas as Unidades Federativas (UFs) a seguir:

Busca por crédito entre os brasileiros caiu 9,1% em 2023, revela Serasa Experian/ Foto: Divulgação
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Mais informações disponíveis no site oficial da Serasa Experian.

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

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