BV adota inteligência artificial para personalizar contrapropostas e fecha mais de R$ 8 milhões em acordos

Banco BV abre vagas afirmativas nos programas de Estágio e Jovem Aprendiz / Foto: Divulgação
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Banco analisa interações por meio de inteligência artificial generativa (GenIA) da Neurotech, para tornar o atendimento ao cliente mais eficiente

O banco BV, uma das maiores instituições financeiras do país, registrou mais de R$8 milhões em acordos firmados nos primeiros dois meses de utilização de inteligência artificial generativa (GenIA) em sua área de recuperação de crédito. Em parceria com a Neurotech, uma marca B3, o banco utilizou a hiper personalização nos atendimentos de cobrança por meio do Speech Analytics, a fim de compreender melhor as necessidades dos clientes.

Carlos Bonetti, diretor executivo de Riscos no banco BV, afirma que a GenIA foi incorporada à trilha estratégica da companhia com foco em personalização, eficiência e na satisfação de seus clientes.

“Temos investido cada vez mais em soluções inovadoras para tornar o atendimento mais eficiente. Com o uso da IA, conseguimos reduzir os riscos, otimizar o tempo e garantir a melhor experiência aos clientes, que estão sempre no centro de todas as operações do banco. Personalizar este atendimento, com o apoio da inteligência artificial, nos permite atender de forma individual cada necessidade, bem como compreendê-la e apresentar a melhor solução possível aos clientes”.

O Bruce Cobrança, solução da Neurotech, utiliza ferramentas de Speech Analytics e análise de dados não estruturados, como áudios de ligações, para identificar as necessidades e possibilidades de negociação de cada cliente inadimplente, permitindo a personalização das ofertas. Um dos principais diferenciais da solução é o uso da IA generativa, que reconhece automaticamente as propostas feitas pelos clientes durante os atendimentos e direciona insights para os times responsáveis avaliarem e, quando viável, aprovarem as condições. Outras aplicabilidades estão sendo trabalhadas, como desenvolver treinamentos personalizados para os colaboradores e melhoria contínua de processos com base nos insights gerados pela IA.

“O Bruce Cobrança é um exemplo claro de como a inteligência artificial generativa pode transformar a relação entre empresas e clientes, viabilizando novos casos de uso que antes eram inviáveis em larga escala. Ao compreender o contexto do cliente BV e extrair informações minuciosas das ligações de cobrança, o produto gera impacto mensurável para o banco, enquanto viabiliza hiper personalização, assertividade e empatia na jornada da cobrança”, afirma Arthur Padilha, diretor de produtos da Neurotech, uma marca B3.

A solução reúne recursos de machine learning, orquestração omnichannel, dashboards inteligentes, anonimização e compliance de dados, integrando fontes internas do banco com mais de mil bases públicas e privadas para uma análise aprofundada de CPFs e CNPJs. “Com o uso da tecnologia, conseguimos tomar decisões mais justas, no tempo certo e com foco real nas possibilidades e necessidades de cada cliente”, disse o executivo do BV.

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