Solução, que permite a interação do assistente com diversos apps, está embarcada no aplicativo do banco, em ambiente seguro
O C6 Bank vai lançar na próxima segunda-feira, 2 de dezembro, uma inteligência artificial que ajudará os clientes a fazer as operações bancárias do dia a dia, permitindo a interação entre o banco e os aplicativos mais usados pelos brasileiros. Batizada de C6 Assistant, a solução consiste em um chat com inteligência artificial generativa, dentro do app do C6 Bank, capaz de fazer Pix e pagamentos de forma simples e rápida, com toda a segurança que o ambiente do banco oferece.
Treinado para reconhecer dados de pagamento em qualquer lugar – conversas de redes sociais, boletos digitais ou textos escritos à mão num papel –, o C6 Assistant recebe arquivos, fotos ou prints, detecta a transação desejada e solicita a confirmação do usuário. Os itens podem ser encaminhados para o assistente a partir de qualquer aplicativo ou no próprio chat. É possível também enviar Pix aos contatos salvos no app do banco sem a necessidade de digitar chaves. Nesse caso, a IA obedece a comandos tão simples quanto “Pix de 100 para Marina”.
Em breve, o C6 Assistant ajudará os clientes a investir e realizar ações relacionadas ao cartão de crédito. Será possível, por exemplo, pedir para a IA do app indicar os CDBs mais rentáveis do momento ou informar as categorias em que o cliente mais está concentrando seus gastos do cartão de crédito (transporte, restaurantes, roupas, etc.). O assistente ainda poderá agendar o pagamento de boletos.
“O C6 Assistant é um divisor de águas na experiência do usuário, porque ele inaugura uma forma completamente nova de fazer transações financeiras. Um dos nossos diferenciais é que estamos encurtando a distância entre o banco e os aplicativos que as pessoas mais usam, de redes sociais a apps de e-mail, nuvem, fotos, entre outros”, afirma Gustavo Torres, responsável pela área de inovação e experiência do C6 Bank.
A nova solução está 100% embarcada no aplicativo do C6 Bank e exige senha ou biometria facial na hora de encaminhar conteúdo a partir de apps externos ao assistente, o que dá total segurança aos clientes. “Escolhemos inserir o coração dessa nova experiência no aplicativo do banco, que é um ambiente totalmente controlado por nós, regido pelo mais alto nível de segurança”, diz José Luiz Santana, chefe de segurança do C6 Bank.
O C6 Assistant é a primeira solução baseada em IA generativa direcionada ao público externo que o C6 Bank lança. Internamente, o banco já usa a tecnologia no auxílio ao atendimento a clientes, na revisão de linhas de código escritas por desenvolvedores e na análise de contratos, por exemplo.
Formas de usar o C6 Assistant:
1) Tire print da tela e envie
A tela contém dados de pagamento, como chave Pix, valores ou código de barras? Tire um print, toque no ícone de compartilhar e apenas encaminhe para o app do C6 Bank, que aparecerá como opção logo abaixo do print.
2) Encaminhe arquivos ou imagens
Recebeu um boleto no e-mail ou no aplicativo de mensagens? Encontre a função de compartilhar no app em que você estiver e apenas encaminhe o arquivo para o app do C6 Bank.
3) Encaminhe ou copie textos
Recebeu do amigo uma mensagem de texto no WhatsApp cobrando sua parte no churrasco? Apenas encaminhe a mensagem para o app do C6 Bank ou copie e cole no chat do C6 Assistant.
4) Faça o upload de arquivos
Salve um arquivo onde você desejar (no aparelho ou na sua nuvem preferida). Depois, no chat do C6 Assistant, toque no sinal de [ + ] no canto direito da tela, selecione “Arquivo” e faça o upload.
5) Abra a câmera no chat e fotografe
No chat do C6 Assistant, toque no ícone de câmera fotográfica no canto direito da tela e tire foto de qualquer papel que contenha informações de pagamento, como um QR Code, um boleto ou texto escrito à mão (chave Pix e valor da compra, por exemplo).
6) Digite no chat
No chat do C6 Assistant, escreva um comando da forma como quiser. Se o objetivo for fazer um Pix de R$ 100 para algum de seus contatos salvos no app, por exemplo, basta digitar “Pix de 100 para Marina”.