Caged de agosto aponta criação de 147,4 mil vagas, mas ritmo de contratações desacelera

Crédito para fundos de pensão ganha força e oferece novas oportunidades para brasileiros / Foto: Freepik
Foto: Freepik

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) registrou a abertura de 147,4 mil postos de trabalho formais em agosto, acima das 134,3 mil vagas criadas em julho. Apesar do aumento absoluto, a leitura ajustada pelo padrão sazonal revela sinais de perda de fôlego no mercado de trabalho.

De acordo com Flávio Serrano, economista-chefe do Banco Bmg, os cálculos apontam que a geração de empregos passou de 115 mil em julho para cerca de 55 mil em agosto, considerando o comportamento histórico da série. “O dado confirma que o processo de desaceleração da atividade econômica em curso começa a mostrar seus primeiros sinais sobre o mercado de trabalho”, destacou.

Ainda assim, Serrano avalia que a taxa de desemprego deve se manter em patamares historicamente baixos no curto prazo, refletindo a baixa ociosidade do setor produtivo. “Apesar de uma melhora marginal observada no mês passado, o mercado de trabalho continua relativamente apertado”, completou.

Para a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), a ser divulgada nesta semana, a projeção do Banco Bmg é de desocupação em 5,6% da população economicamente ativa, reforçando a expectativa de estabilidade, ainda que dentro de um cenário de crescimento mais moderado.

Total
0
Shares
Anterior
Centro de SP é região mais cara da capital paulista para abastecer com qualquer combustível, diz Edenred Ticket Log
Divulgação/ Edenred Ticket Log Renato Mascarenhas, Diretor de Redes, Operações e Transformação de Negócios na Edenred Mobilidade

Centro de SP é região mais cara da capital paulista para abastecer com qualquer combustível, diz Edenred Ticket Log

Zona Norte apresenta maioria dos combustíveis mais baratos da cidade

Próximo
Procura por seguro viagem dispara 20% com alta do turismo no fim de ano
Com o Carnaval chegando, Porto Seguro e Porto Bank trazem facilidades com Seguro Viagem e IOF Zero nos cartões / Foto: Freepik

Procura por seguro viagem dispara 20% com alta do turismo no fim de ano

Movimento atinge pico em outubro; brasileiros buscam tanto destinos

Veja também