Europ Assistance Brasil

Calculadora de descarbonização de edifícios da Schneider Electric capacita empresas na redução da pegada de carbono

Estudo mostra amadurecimento da agenda ESG no Brasil / Foto: Greg Rosenke / Unsplash Images
Foto: Greg Rosenke / Unsplash Images

Cerca de 500 mil modelos de desempenho foram utilizados para ajudar a dar escala ao planejamento de retrofit de prédios

Schneider Electric, referência global na transformação digital da gestão de energia e automação, anuncia o lançamento de uma calculadora de descarbonização de edifícios – ferramenta online inovadora que permite a proprietários e operadores de edifícios explorar e testar rapidamente diversas Medidas de Conservação de Energia e Carbono (ECCMs, ou Energy and Carbon Conservation Measures, na sigla em inglês), identificando as melhores opções com base em dados simulados.

Com a crescente pressão para atingir metas de descarbonização, a nova solução da Schneider Electric oferece aos usuários a capacidade de avaliar e priorizar cenários de retrofit, ajudando a equilibrar custos cumulativos e emissões até 2050 e facilitando a definição do melhor caminho para alcançar o net zero.

A ferramenta utiliza um banco de dados de cerca de 500 mil modelos de desempenho de edifícios, abrangendo diversos tipos, tamanhos e localizações geográficas. Esse diferencial permite que os usuários calculem o retorno sobre o investimento em carbono e financeiro das ECCMs, além de comparar seus planos de descarbonização com penalidades previstas pela Lei Local 97 de Nova Iorque ou os parâmetros do Carbon Risk Real Estate Monitor (CRREM).

“À medida que os requisitos regulamentares se tornam mais rigorosos, especialmente em cidades como Nova Iorque e Boston, e em países como França e Reino Unido, nossa calculadora de descarbonização de edifícios surge como uma ferramenta consultiva essencial para apoiar a conformidade com esses mandatos, ao mesmo tempo em que oferece um caminho claro para melhorias operacionais”, afirma Mike Kazmierczak, vice-presidente global de Energia Digital da Schneider Electric.

“Essa solução foi projetada para ajudar proprietários e operadores de edifícios a reduzir suas emissões, melhorar a eficiência energética e diminuir os custos operacionais, acelerando a implementação de retrofits e ações concretas nos edifícios”, complementa Kazmierczak.

Um estudo recente, que utilizou a calculadora da Schneider Electric em um grande projeto de retrofit em um escritório em Boston, previu uma economia de energia de US$ 3,7 milhões e evitou multas de US$ 1 milhão em uma década, com retorno do investimento em sete anos. A análise considerou sistemas modernos de gestão de edifícios, software de monitoramento de energia, iluminação LED, correção do fator de potência, e integração de painéis fotovoltaicos com armazenamento de energia em baterias e tecnologia de microgrid.

A calculadora de descarbonização de edifícios da Schneider Electric oferece:

  • Avaliações rápidas: dados pré-carregados permitem estimar rapidamente economias de energia e reduções de emissões com base em metodologias-padrão do setor, simulando resultados por tipo e localização do edifício.
  • ROI para despesas iniciais: a nova ferramenta avalia múltiplos cenários de retrofit, apresentando métricas como o retorno sobre investimento (ROI) considerando os custos iniciais.
  • Suporte à conformidade regulatória: com estimativas de custos de não conformidade e ROI, a calculadora facilita a comparação de planos alinhados às regulamentações, como a Lei Local 97 de Nova Iorque, ajudando no planejamento e orçamento.
  • Priorização de ações de retrofit: a ferramenta destaca o impacto das ECCMs selecionadas, auxiliando na priorização de retrofits com base em métricas financeiras e de carbono, o que inclui simulações de intervenções leves, retrofits médios e renovações profundas.
  • Funcionalidade escalável: a solução pode ser aplicada a cenários personalizados, abrangendo desde edifícios individuais até portfólios inteiros, com suporte para diferentes setores, como varejo, hospitalidade, saúde e escritórios comerciais.

A calculadora de descarbonização de edifícios já está disponível por meio das equipes de vendas e parceiros da Schneider Electric, que estão prontos para ajudar os proprietários a avançarem em suas estratégias de descarbonização.

Desenvolvida em parceria com a JLL, provedora global de serviços imobiliários, e a C.scale, divisão da empresa de arquitetura EHDD, a calculadora é respaldada pela modelagem de desempenho de edifícios da JLL e pelos modelos de machine learning da C.scale, ampliando a ação climática em velocidade e escala.

Para saber mais sobre como a Schneider Electric promove soluções para edifícios inteligentes, visite este link.

Total
0
Shares
Anterior
Trucks Control é reconhecida pelo GPTW como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil pela quarta vez consecutiva
Trucks Control é reconhecida pelo GPTW como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil pela quarta vez consecutiva / Divulgação

Trucks Control é reconhecida pelo GPTW como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil pela quarta vez consecutiva

Reconhecimento reafirma o compromisso da empresa em proporcionar um ambiente de

Próximo
Mercado de tecnologia continua em crescimento, mas ainda é difícil preencher vagas: entenda motivos
B3 lança segunda edição do ª, programa de formação em tecnologia exclusivo para mulheres / Foto: Freepik

Mercado de tecnologia continua em crescimento, mas ainda é difícil preencher vagas: entenda motivos

Setor de TI deve crescer 12% este ano no Brasil de acordo com a IDC, mas o

Veja também