Grupo Bradesco Seguros

Câmara aprova acordo entre Brasil e Marrocos relativo ao direito civil

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Deputado Eduardo Cury fala ao microfone
Relator Eduardo Cury recomendou a aprovação da proposta

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na sessão semipresencial desta terça-feira (1º), o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 645/21, que referenda o acordo assinado entre Brasil e Marrocos para cooperação jurídica em temas relacionados ao direito civil e ao direito processual civil. O texto segue para análise do Senado.

Conforme a exposição de motivos enviada pelo Poder Executivo, o acordo contempla nove capítulos e 30 artigos, que tratam, entre outros pontos, do acesso à justiça, do reconhecimento e da execução de decisões judiciais e sentenças arbitrais, da proteção de menores e do estado civil.

O objetivo é possibilitar o intercâmbio entre as autoridades judiciárias do Brasil e do Marrocos em questões de direito civil e processual civil. Atualmente existem acordos semelhantes com vários países, entre eles Espanha, França, Itália, Bélgica, Países Baixos (Holanda), Líbano e todos os que integram o Mercosul.

“Trata-se de um esforço da diplomacia brasileira em estabelecer mecanismos de cooperação mútua e possibilitar o intercâmbio entre as autoridades judiciárias do Brasil e do Marrocos”, explicou o deputado Eduardo Cury (PSDB-SP), relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Artigo Original: Agência Câmara Notícias

Total
0
Shares
Anterior
Plenário aprova acordo entre Brasil e Peru para integração na fronteira

Plenário aprova acordo entre Brasil e Peru para integração na fronteira

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados O relator Silas Câmara recomendou a

Próximo
Câmara aprova urgência para projeto que pode ser opção para custear piso dos enfermeiros

Câmara aprova urgência para projeto que pode ser opção para custear piso dos enfermeiros

Elaine Menke/Câmara dos Deputados Deputados votam projetos no Plenário nesta

Veja também