Com presença de representantes do Data SUS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia e Secretaria Municipal de Campinas, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa juntamente com a SAS Brasil, farão uma oficina colaborativa sobre Saúde Digital
Começa hoje (1), a primeira iniciativa de co-design de modelo de saúde digital para o Sistema Único de Saúde (SUS). Intitulado 1ºWorkshop de Inovação em Saúde Digital RNP e SAS Brasil, o evento fechado reúne representantes do poder público, privado e do terceiro setor para discutirem e, compartilharem experiências práticas e cases sobre o tema para que juntos construam uma proposta que traga inovações tecnológicas para a saúde pública no Brasil.
A oficina colaborativa que acontece no Living Lab, laboratório de telessaúde da SAS Brasil, sediado no campus da UNICAMP, trará aos participantes uma programação marcada por colocar a mão na massa. Com temas como: soluções aos desafios implementação e desafios técnicos sob perspectiva de integrações do RNDS e gov.br, miniapp no Meu SUS Digital e os serviços atrelados ao prontuário e modelos assistenciais de saúde digital, sistemas de telessaúde já existentes suas potências e caminhos de melhorar, os envolvidos poderão trabalhar em grupo para avançar na reflexão sobre como potencializar e inovar a saúde digital no SUS.
“O workshop foi pensado para unir quem está criando, desenvolvendo e testando a saúde digital no país para uma troca de experiências. Indo além, a ideia é que nesses dois dias de evento, façamos um exercício de co-criação de um modelo que pode mudar o acesso à saúde no Brasil”, explica Adriana Mallet ao falar sobre as origens do evento. Essa mudança já começou com o lançamento do Living Lab, iniciativa que promete revolucionar a formação dos profissionais de saúde no país por meio do ensino e da inovação em saúde digital.