FenaCap participa de webinar, promovido pela i4pro, com especialistas para discutir avanços, potencial e novas perspectivas dos títulos no país
A relevância da Capitalização como instrumento de reserva financeira, negócios, impacto para a economia e apoio a causas sociais esteve no centro do webinar “Capitalização em alta: um olhar estratégico para o presente e o futuro do setor”, promovido nesta quinta-feira (14/08), pela empresa de soluções em tecnologia i4pro. O encontro, com a participação do diretor-executivo da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), Natanael de Castro, reuniu especialistas e foi transmitido ao vivo pelo YouTube.
Durante o evento, o executivo da FenaCap apresentou um panorama sobre o desempenho recente do setor e as projeções para o segmento:
“A Capitalização, como negócio, por si só é inovadora. Se olharmos para o que tínhamos em 2000 e para o que temos hoje, é completamente diferente. O mercado se adequou, buscou alternativas, entendeu segmentos e criou novidades. Agora, a tecnologia se apresenta como um elemento novo, permitindo fazer o que antes não era possível em termos de segmentação de clientes. Não existe um indivíduo que não possa consumir um produto de Capitalização, e temos condições de levar esse debate para todos os fóruns necessários, buscando inovações e melhorias regulatórias que permitam ao setor alcançar seu potencial, contribuindo ainda mais para a economia e para a sociedade”, afirmou Natanael Castro.
No webinar, Castro destacou ainda que a combinação de novos modelos de negócio, digitalização e a possibilidade de expansão do Instrumento de Garantia coloca a Capitalização num cenário promissor no mercado segurador. Essa modalidade substitui o fiador na locação de um imóvel ou ainda em prestação de serviços privados, como a contratação de obras e reparos, e em licitações, contratos públicos e Parceria Público-Privadas.
“O setor tem um potencial de atingir R$ 91 bilhões em receitas até 2028, segundo estudos que desenvolvemos na FenaCap. Esse crescimento é impulsionado pela inovação, pelo alinhamento regulatório e pela capacidade de entregar valor a diferentes perfis de clientes, seja por meio de sorteios, acumulação de recursos ou apoio a causas sociais”, afirmou o diretor.
O encontro contou com a participação de Rodrigo Orlandini, diretor de produtos da i4pro, e Alieksiei Martins, diretor de Vendas & Clientes da empresa.
Entre janeiro e maio de 2025, a Capitalização arrecadou R$ 13,9 bilhões, crescimento de 11,5% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), analisados pela FenaCap.