Campanha, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e SPTuris, traz orientações sobre moderação, segurança e combate ao mercado ilegal de bebidas alcoólicas
No Carnaval de 2025, a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) reforça seu compromisso com o consumo responsável e a segurança dos foliões ao promover, por mais um ano, uma campanha de conscientização em parceria com a Prefeitura de São Paulo e SPTuris.
A entidade distribuirá mais de 80 mil garrafas de água (510ml, da marca Pompéia) nos blocos de rua da capital. A ideia é incentivar não apenas a moderação no consumo de bebidas alcoólicas, mas, também, a importância da hidratação ao longo da festa, intercalando o consumo de bebida com água.
A campanha, reforçada nos dois próximos sábados (22/2 e 1/3), também contará com promotores uniformizados entregando água e estandartes com as mensagens circulando pelos blocos, intensificando os pilares da entidade. São quatro mensagens importantes da Abrabe para um Carnaval mais seguro e responsável:
- Beba com moderação
- Se beber, não dirija
- Bebida para menores de 18 anos é NÃO!
- Fuja da bebida ilegal
Para ampliar o alcance dessas mensagens, a Abrabe contará, novamente, com a parceria do CarnaMaps, plataforma da Prefeitura que ajuda os foliões a localizar os blocos da cidade. Quem acessar o site ou aplicativo, será impactado com as mensagens da associação.
“O Carnaval é momento de alegria e celebração. Para manter esse clima é fundamental festejar sem excessos. Intercalar bebida alcoólica com água é uma dica de moderação. Outro ponto importante: oferecer bebida alcoólica para menores de 18 anos é crime. Também não vale a pena correr riscos com bebidas ilegais. A Abrabe e o setor público atuam juntos para que as pessoas celebrem na cidade de maneira positiva”, destaca Cristiane Foja, presidente-executiva da Abrabe.
Carnaval com equilíbrio e responsabilidade
A Abrabe, que reúne 33 das principais empresas do setor no Brasil, atua há 50 anos para garantir que as bebidas alcoólicas sejam apreciadas com moderação e responsabilidade.
Na década de 90, a entidade criou a campanha “Se Beber, Não dirija” que, até hoje, contribui para conscientizar sobre os graves riscos de misturar bebidas alcoólicas com o volante. Em 2011, criou uma plataforma de informação e engajamento nas redes sociais, o Sem Excesso, com o intuito de prevenir proativamente o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Neste Carnaval, não se esqueça:
- Intercale o consumo de bebida alcoólica com água
- Alimente-se bem antes e durante a folia
- Beba devagar e com moderação
- Jamais dirija após consumir álcool