Bradesco Seguros

Carnaval exige atenção redobrada na proteção de residências contra invasões

Carnaval exige atenção redobrada na proteção de residências contra invasões / Foto: Freepik
Foto: Freepik

Somente 5% das tentativas de invasão haviam pessoas no local durante o Carnaval, segundo dados da Emive; André Prado, CEO da Emive&Co, dá dicas para garantir segurança do lar durante os dias de foliões

Com a chegada do Carnaval, as ruas se enchem de festa, mas a segurança dos lares também merece atenção redobrada. Nesta época do ano, muitos moradores se ausentam para viajar ou aproveitar as festividades.

A quantidade de golpes financeiros, roubo de celulares e arrombamentos residenciais costumam aumentar neste período dos festejos carnavalescos. Segundo constatado na base da Emive, em somente 5% das tentativas de invasão haviam pessoas no local durante o Carnaval. “A tecnologia tem revolucionado o mundo, elevando os níveis de segurança para patamares muito superiores aos da segurança física”, afirma André Prado, CEO da Emive&Co.

A seguir, Prado apresenta dicas para garantir a proteção do seu lar:

Reforce as trancas e fechaduras

Faça uma revisão detalhada em todas as portas e janelas, certificando-se de que estão bem trancadas. Considere também a instalação de dispositivos de que detectam a invasão antecipadamente, como sensores para portas e janelas. Pequenos investimentos em segurança podem evitar prejuízos maiores.

Iluminação externa eficaz

A iluminação é um dos melhores aliados contra a ação de intrusos. Instale luzes com sensores de movimento em pontos estratégicos, como entradas, janelas e áreas de difícil visualização. Opte por luminárias com boa intensidade. Uma casa bem iluminada afasta a ideia de vulnerabilidade e pode desencorajar tentativas de invasão.

Fortaleça a rede de vizinhança

A colaboração com vizinhos é fundamental para aumentar a segurança em comunidades. Informe pessoas de confiança sobre sua ausência e combine estratégias de monitoramento mútuo, como a criação de grupos de comunicação via aplicativos de mensagens, e alertas de sirenes por sistemas de alarme monitorados. Essa troca de informações pode ajudar a identificar comportamentos suspeitos de forma rápida, permitindo uma resposta imediata e evitando incidentes maiores.

Não deixe vestígios de que não existe ninguém em casa.

Casas com aparência de desabitadas, sem dúvidas, chamam a atenção de bandidos. Todas as cortinas fechadas, um jardim descuidado e outros fatores aliados à distração típica do período, criam oportunidades para invasores.

Mantenha objetos de valor fora da vista

Itens como joias, eletrônicos e outros objetos de valor devem ser mantidos em locais seguros e fora do alcance visual de quem passa pela rua. Utilize cofres ou compartimentos trancados e, sempre que possível, evite dispor esses objetos de maneira que possam ser facilmente observados através de janelas. Reorganizar a disposição dos móveis também pode contribuir para dificultar a visualização de pertences valiosos.

Invista em alarmes e câmeras monitoradas

Sistemas de segurança modernos não servem apenas como elemento de dissuasão, mas também fornecem registros importantes em caso de incidentes. Sensores exercem um papel importante de elemento surpresa e de detecção imediata em uma tentativa de invasão. Opte sempre por câmeras com alta resolução, visão noturna e conectividade com aplicativos que permitem o monitoramento remoto. Algumas soluções oferecem armazenamento em nuvem e alertas em tempo real, possibilitando uma resposta imediata em situações suspeitas.

A inteligência artificial pode ser uma grande aliada

Sistemas de segurança com inteligência artificial elevam a proteção a um novo nível. Câmeras residenciais acionam holofotes ao detectar uma pessoa e utilizam reconhecimento facial para identificar faces não cadastradas como seguras, além de monitorar permanências suspeitas em frente a uma casa. Tentativas de invasão, como a escalada de muros, também são identificadas por câmeras inteligentes, que detectam e sinalizam a presença de indivíduos em locais inusitados.

Adotar essas medidas de forma integrada cria um ambiente seguro e diminui as chances de incidentes durante o Carnaval. Conforme reforça Prado, “a prevenção é a melhor estratégia para proteger seu lar e garantir que a folia aconteça com a tranquilidade que todos desejam”. Cuide-se, fortaleça sua segurança e aproveite o Carnaval com mais confiança.

Total
0
Shares
Anterior
DoubleVerify vai adquirir a Rockerbox e adicionar recursos de medição e atribuição de resultados ao seu conjunto de soluções para mensuração e otimização de desempenho
Foto: Agence Olloweb / Unsplash

DoubleVerify vai adquirir a Rockerbox e adicionar recursos de medição e atribuição de resultados ao seu conjunto de soluções para mensuração e otimização de desempenho

A DV integrará insights sobre a jornada do consumidor, atribuição avançada,

Próximo
Stoa capta R$ 2 milhões em rodada na EqSeed para investir na digitalização no mercado de seguros
Eduardo Marcellini, CEO da Stoa, e o co-fundador e CFO, Luiz Sampaio / Foto: Divulgação

Stoa capta R$ 2 milhões em rodada na EqSeed para investir na digitalização no mercado de seguros

Veja também