Smart Tour desenvolveu uma solução pioneira que guia a transformação de uma região para um destino turístico identificando padrões, tendências e sistema preditivo por meio plataforma integrada à inteligência artificial com acesso a um trilhão de parâmetros
Nesta terça-feira, dia 24 de outubro, foi ao ar pela Sony Channel o 4º episódio da 8ª temporada do Shark Tank Brasil, que também já fora exibido pelo canal oficial do programa no YouTube, no dia 9. Nele, a shark Carol Paiffer fez um investimento na Smart Tour, startup catarinense fundada em 2018 que, desde então, vem desenvolvendo soluções inovadoras para a gestão pública do turismo. Atualmente estão à frente de uma solução pioneira integrada à inteligência artificial, coletando e traduzindo dados para ajudar gestores públicos na transformação de suas cidades em destinos turísticos inteligentes.
“Quando acompanhei o pitch da Jucelha no palco do Shark Tank eu só conseguia imaginar que ela conseguiu desenvolver um modelo de negócio que, efetiva e definitivamente, pode colocar o turismo brasileiro no primeiro mundo. Em um país como o nosso, as oportunidades de expansão e novos negócios são gigantes”, conta a shark.
A Smart Tour já atua em mais de 150 municípios pelo Brasil e Carol conseguiu visualizar um crescimento ainda mais expressivo num futuro próximo. “Quando nos inscrevemos no programa, buscávamos smart money, ou seja, o conhecimento e experiência dos tubarões e, com a Carol, logo de cara já temos um grande desafio, que é começar a dar os primeiros passos na iniciativa privada”, explica Jucelha Carvalho, CEO da startup que entrou para o grupo de investidas da empresária.
Realmente, no setor público, a Smart Tour já escala como uma empresa madura e coleciona uma série de grandes conquistas, não apenas em negócios fechados, mas também em prêmios e reconhecimento.
Por exemplo, foi o primeiro lugar geral em performance do SEED Gov 2023, uma das vencedoras do Prêmio Nacional de Turismo de 2019, vencedora do Prêmio Brasil Criativo, finalista do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, promovido pelo MTur e o Wakalua Innovation Hub, polo global de inovação no setor, em colaboração com a Organização Mundial do Turismo (UNWTO). Além disso, foi destaque na 3ª Competição Global de Startups da Organização Mundial do Turismo (OMT) e fez parte do grupo de finalistas do Healing Solutions for Tourism Challenge, realizado no ano passado pela OMT.
Uma startup de tecnologia de ponta
A Smart Tour utiliza tecnologia de ponta para auxiliar a elaboração de políticas públicas para o turismo de forma precisa, eficiente e estratégica, recomendando ações e soluções personalizadas e em tempo real. Além de fornecer dados, informações, pesquisas e insights sobre visitantes de um destino turístico. Tudo isso, por meio de um sistema especialista, baseado em algorítmos avançados de análise de dados e inteligência artificial.
“O impacto de nossas soluções para a gestão pública voltada ao turismo e da criação de diretrizes de inteligência competitiva no mercado é notável. Como nossa solução é baseada na metodologia DTI Brasil, torna possível monitorar a transformação de uma cidade em um Destino Turístico Inteligente em vários setores, não apenas no turismo.”, conclui Jucelha.