Em um mercado que segue aquecido e cada vez mais técnico, a Seguradora ALM quer acelerar sua presença no Seguro Garantia com uma proposta que combina plataforma digital, apetite seletivo a riscos e suporte técnico ao corretor. A estratégia é liderada por Carolina Novaes, executiva anunciada pela companhia para a área de Linhas Financeiras, com responsabilidade também sobre a reformulação do portfólio de Garantia.
“Nós não viemos para ser apenas mais uma. Viemos para oferecer soluções fora da caixa no Seguro Garantia”, afirma Carolina ao detalhar o plano de competitividade da seguradora para 2026.
Foco no PME e uma aposta dupla: Garantia + Fiança Locatícia
Um dos pilares do plano é o lançamento de uma plataforma de Seguro Garantia e Fiança Locatícia voltada ao PME. Segundo Carolina, há um espaço relevante a ser ocupado: “É um mercado mal explorado onde entraremos com soluções agressivas”.
Nesse sentido, a escolha da Fiança Locatícia conversa com uma tendência clara do mercado. Dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) apontam que o Seguro Fiança Locatícia cresceu 13% até outubro de 2025 na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Diferenciais no Seguro Garantia
Contudo, Carolina revela que o diferencial estará menos em “fazer o óbvio mais barato” e mais em avaliar o que muitos recusam. “Além da plataforma digital, analisaremos riscos que o mercado tradicional não quer, no caso a caso, por nossa equipe de especialistas”, destaca a executiva.
Em geral, esse movimento acontece em um momento em que o segmento de Crédito e Garantia tem mostrado forte tração no país. Uma análise setorial publicada pela Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) registrou crescimento de 19,3% no acumulado de 2025 até outubro.
Ao falar sobre a visão de futuro, a executiva demonstra que a estratégia da Seguradora ALM se baseia em governança e previsibilidade. “O corretor que busca na ALM uma alternativa para riscos de engenharia e infraestrutura encontrará capacitação e suporte técnico para viabilizar seus negócios”, reforça.
Menos burocracia, mais previsibilidade na subscrição
Assim sendo, Carolina Novaes indica que a Seguradora ALM está mirando um “ponto de dor” histórico do ramo: a jornada operacional.
A diretora diz que a companhia parametrizou a jornada de subscrição para reduzir atritos, com a promessa de mais agilidade e menos burocracia, tanto para o corretor quanto para o cliente final.
Com mais de 17 anos no mercado e passagens por corretoras globais, Carolina Novaes chega à ALM para liderar o desenvolvimento técnico e estratégico de carteiras como D&O, E&O, Cyber e Seguro Garantia, em uma fase de expansão e reposicionamento do portfólio.
