A CIN foi considerada o melhor documento de identificação da América Latina no prêmio High Security Printing
A Carteira de Identidade Nacional (CIN), já utilizada por quase 8 milhões de brasileiros, recebeu o prêmio de melhor novo cartão de identificação nacional da América Latina. A premiação aconteceu na sexta-feira, 7 de junho, em Santiago, no Chile, durante a conferência High Security Printing.
“Este prêmio é um reconhecimento do esforço brasileiro para modernizar o seu sistema de identificação. Estamos vencendo uma luta de 40 anos com a CIN”, comemora o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas.
Inovações
Ao divulgar a premiação, os responsáveis destacaram que, entre as novidades incorporadas na CIN, está a inclusão de um QR Code que apresenta a opção de consulta fácil e confiável pelas unidades de atendimento públicas e privadas. Também foi considerada a inclusão de uma área específica para a MRZ, que possibilita o uso da nova carteira como documento de viagem, desde que haja acordo entre os países.
“A CIN é um exemplo da transformação digital simplificando a vida das pessoas, trazendo transparência e segurança ao seu cotidiano, e com impactos positivos em diversos serviços como obtenção de crédito, acesso a programas de governo e até mesmo na melhoria na apuração de inquéritos criminais”, destaca, Alexandre Amorim, presidente do Serpro, estatal de tecnologia do governo federal.
Tecnologia Serpro
Parceiro do MGI no desenvolvimento da CIN, o Serpro é o responsável pela criação, manutenção e suporte de diversos recursos tecnológicos aplicados no documento. Além do inovador QR Code já citado, a CIN conta com uso do blockchain, integração com o Gov.br e segurança e privacidade na guarda dos dados.
O uso de blockchain, tecnologia utilizada para a criação do bitcoin e de outras criptomoedas, é um grande diferencial da carteira. O recurso garante a chamada “imutabilidade dos dados”: no compartilhamento das informações entre a Receita Federal e os órgãos de identificação civil, é praticamente impossível alterar ou falsificar as informações registradas.
Outra vantagem do novo documento é a oferta de uma identificação aprimorada dos brasileiros no ambiente digital. Após receber a CIN impressa, os cidadãos podem acessar o aplicativo Gov.br para baixar e armazenar a versão digital da carteira e aumentar o nível de sua conta. O documento digital tem o mesmo valor do físico.
O prêmio
Um dos destaques das conferências High Security Printing são os prêmios regionais para as melhores notas e documentos de identificação.
Com três categorias, o prêmio Documento de Identificação Regional do Ano reconhece a sofisticação técnica de programas nacionais de identificação pessoal ou de documentos de viagem e destina-se a promover o que há de melhor em infraestrutura e implementação de sistemas seguros nessa área.
Em 2024, a CIN foi a vencedora na categoria “Melhor novo cartão de identificação nacional”.
*Com informações da Secretaria de Governo Digital (SGD)