Transforme sua casa com tecnologia: conforto, segurança e economia na palma da sua mão
Imagine chegar em casa após um longo dia de trabalho e, antes mesmo de abrir a porta, as luzes da sala já estarem acesas na intensidade perfeita, a temperatura ajustada ao seu gosto e a playlist favorita tocando ao fundo.
Ou então viajar e conseguir alertar a polícia a respeito de uma presença suspeita na sua casa mesmo estando a centenas de quilômetros de distância. E no seu dia de folga, ter uma cerveja geladinha ao alcance da sua mão com uma cervejeira SmartBeer que deixou sua bebida favorita na temperatura ideal?
O melhor de tudo é que nenhuma dessas cenas referem-se a um futuro distante; elas fazem parte de uma realidade atual. Com a automação residencial, você consegue instalar simples equipamentos que garantem total controle da sua casa, inclusive para criar experiências únicas.
Afinal, como essa tecnologia funciona e quais são os principais benefícios? Se você quer descobrir, venha conosco, que vamos te explicar tudo sobre automação residencial e suas vantagens.
Sua casa na palma da mão
Também conhecida como casa inteligente, ela consiste em instalar, na sua residência, dispositivos e sistemas automatizados que permitem o monitoramento e o controle a distância por smartphone ou comandos de voz.
O melhor exemplo de automação residencial é a assistente de voz, que permite a execução de funções simples, como fazer listas de compras, desligar equipamentos da sua casa ou apagar e acender as luzes. Mas e caso você não esteja presente? Bem, aí nós temos a solução!
Com o uso de equipamentos certos e um smartphone na palma da sua mão, você pode ter controle total da sua residência. E isso não se resume aos assistentes de voz, mas também há o controle de funções mesmo que você não esteja presente fisicamente na propriedade.
Vejamos: você viajou de férias para o litoral e quer deixar as luzes da casa acesas para simular a presença de pessoas. No entanto, essa prática pode ser arriscada caso algum potencial criminoso veja as luzes acesas durante o dia, pois isso vai indicar que não há ninguém no lugar.
Porém, a integração de luzes inteligentes com conectores com acesso remoto ou à Internet permite ligar ou desligar as luzes da casa à distância. Acenda-as de noite para simular sua presença em casa e desligue-as antes do amanhecer.
Sua voz, sua rotina
Com uma rotina cada vez mais agitada, você pode chegar em casa tão cansado que nem consegue acender a luz. E a automação residencial elimina até essa simples tarefa por meio de sensores de movimento ou de voz.
Com eles, você pode apagar ou acender as luzes apenas dando um comando. Por exemplo, se estiver no quarto e lembrar que esqueceu a luz do banheiro acesa, basta falar “apagar luz do banheiro” e ela desligará sem que você precise se levantar.
Já os sensores poupam até esse trabalho, pois acendem as luzes automaticamente caso haja movimentação em algum cômodo. Você nem sequer precisa lembrar de dar o comando, pois a própria tecnologia se encarrega de deixar sua casa ainda mais eficiente.
Personalize seu ambiente
Você acha que usar a tecnologia vai deixar sua casa mais fria e impessoal? Pois saiba que é justamente o contrário: a automação é a melhor forma de criar ambientes sob medida para o conforto de toda a sua família.
Voltemos ao exemplo da iluminação: as luzes tradicionais têm apenas dois modos, que são acesas ou apagadas. Mas, com sistemas de automação, você pode ter interruptores que acendem as luzes em graus e intensidades diferentes.
Se gosta de ler à noite, mas não quer aquela luz branca e forte demais, pode instalar luzes amareladas e controlar a intensidade, o brilho e os núcleos das lâmpadas. E caso goste de luzes mais fortes, é possível instalar dispositivos diferentes na sala de estar, adaptando a intensidade da luz ao seu gosto pessoal
Vantagens da automação
Com um simples e único toque, sistemas automatizados criam todas as condições desejadas para fazer uma casa sob medida. Assim, além do conforto, você também terá segurança, economia de energia e várias outras vantagens.
Consumo de energia
Ainda que a automação residencial exija a instalação de equipamentos eletrônicos, ela vai te fazer criar uma gestão eficiente o bastante para economizar energia. Isso porque, na maioria dos casos, você vai apenas modificar a estrutura já existente, de modo que a economia de energia será o bastante para compensar os gastos.
Segurança reforçada
Alarmes, câmeras de segurança, sensores de movimento: esses são outros equipamentos que servem para garantir a tranquilidade dos residentes. Você pode monitorar a sua casa de qualquer lugar, mesmo que esteja viajando, e receber alertas e notificações sobre qualquer tentativa de furto.
Essa automação permite chamar as autoridades com mais rapidez em caso de uma ação, impedindo que crimes atinjam sua casa. Se a automação prevenir um crime, já terá justificado o investimento.