Balanço mostra quase 3 milhões de atendimentos em SP na história e mais de R$ 2 milhões gerados à rede apenas em 2025; entre as novidades apresentadas estão o Validador 3.0 e nova fase da parceria com a Certisign
A ID Seguro comemorou 20 anos em agosto com um evento híbrido realizado no dia 28 que revisitou a origem do projeto de certificação digital do Sincor-SP, reconheceu a capilaridade construída pelos corretores de seguros e apresentou movimentos de modernização estratégica para a próxima década.
Abrindo o evento, Boris Ber, presidente do Sincor-SP, lembrou o pioneirismo da entidade ao apostar na certificação digital. “A ideia parecia coisa de desenho animado lá atrás e virou realidade. O mercado muda por hora; seguimos com união, ética e proximidade para encarar os próximos desafios.”
Manuel Matos, 1º delegado da Fenacor, idealizador da certificação digital para os corretores de seguros e diretor responsável pela Certificação Digital da ID Seguro, resgatou o início da operação no Sincor-SP e o legado nacional. “Fomos a primeira categoria profissional a montar uma rede de Autoridades de Registro. Criamos um modelo baseado em capilaridade, proximidade e confiança. Democratizamos o acesso ao certificado e levamos segurança jurídica a milhões de pessoas e empresas.”
Matos prestou homenagens aos saudosos ex-presidente Leoncio de Arruda, que acreditou em seu projeto, e ex-gerente de Certificação Digital, José Nagano, citando as “caravanas” pelo interior e a consolidação da marca ID Seguro na ICP-Brasil.
A diretora da ID Seguro, Patrícia Paiva, apresentou resultados e a agenda de modernização da operação. Segundo ela, já são quase 3 milhões de clientes atendidos pelos corretores somente no Estado de São Paulo. “O ecossistema da ICP-Brasil viveu forte expansão nos últimos 5 anos, com as Autoridades Certificadoras passando de cerca de 40 para mais de 100, as ARs chegando a 2.500 e os agentes de registro somando aproximadamente 44 mil. A ID Seguro se manteve firme em momentos de transformação, sempre com ética, conformidade e resiliência”, relatou.
A diretora também destacou a integração com novas soluções – como o selo eletrônico previsto na Resolução 211, a AR Eletrônica e a expansão do uso do certificado em nuvem – além de conexões com Open Insurance e plataformas digitais. “A tecnologia evolui e os processos se transformam, mas a história continua sendo feita por pessoas. O DNA consultivo do corretor de seguros, aliado ao relacionamento próximo e de confiança com os clientes, é o que diferencia a ID Seguro. É essa combinação de experiência humana e inovação tecnológica que garante nossa relevância hoje — e seguirá sendo o nosso alicerce para os próximos 20 anos.”
Pela Certisign, o diretor de Desenvolvimento de Canais, Maurício Balassiano, celebrou as “bodas de porcelana” – são 20 anos de parceria com o Sincor-SP. Além de Prestador de Serviço de Suporte da AC Sincor/ID Seguro, a Certisign também é uma AC parceira da ID. Suas dezenas de ARs ativas e mais de uma centena de postos físicos em São Paulo são responsáveis por 30% dos atendimentos presenciais e 70% por videoconferência, atendendo milhares de clientes indicados pela Certisign também.
Entre as iniciativas anunciadas para atualização dos sistemas utilizados pela ID Seguro, estão o Validador 3.0 – nova plataforma de emissão de certificados digitais, que já está em roll out, prometendo um fluxo intuitivo, ágil e integrado; o novo portal do parceiro com refinamento nos dados gerenciais e vendas em lote; uma plataforma de treinamento com IA e gamificação com mais de 150 cursos disponíveis; o Programa de Excelência que premia ARs a partir de critérios de performance e qualidade e a iniciativa de captação ativa de revendedores e pontos de atendimento para ofertar à rede. “A biometria deixou de ser ameaça e virou aliada. A próxima onda é a IA integrada à identificação e às assinaturas, ampliando eficiência e experiência”, disse.
As histórias que viraram legado também ganharam espaço. Cássia Maria de Papa (AR Del Papa) relatou ter validado mais de 25 mil certificados em Santo André (SP) e resgatou a assinatura histórica na cerimônia da geração do primeiro certificado digital da AC Sincor em 2005: “uma visão que virou empregos, renda e reputação local”. Já Marcos Abarca (AR Atributo) defendeu tratar a certificação como negócio próprio, com foco total em serviço, relacionamento próximo com contadores e sucessão familiar: “decisão que deu perenidade e escala”.
No encerramento, Boris Ber reforçou a habilidade e importância do trabalho de renovação de certificados digitais feito pelos corretores e também homenageou Leoncio de Arruda por sua visão empreendedora. Dois ingressos para o Conec foram sorteados, e as vencedoras foram as ARs: Sesquini (Bauru) e Versátil Seguros e Planos de Saúde (Zona Leste).
Em um ambiente de novos entrantes, ajustes regulatórios e digitalização acelerada, a ID Seguro sustenta que o corretor de seguros, por sua capilaridade, relacionamentos e atendimento consultivo, segue essencial para incluir, educar e dar segurança jurídica ao cidadão e às empresas na economia digital. Os 20 anos marcam não um ponto final, mas a largada de uma nova fase com sistemas modernizados, formação contínua e parcerias ampliadas.
Fonte: Sincor-SP