Cenário de juros elevados abre espaço para investimentos à longo prazo

Marina Leite, gerente de Relações com Investidores da Quartzo Capital. Dom Click
Marina Leite, gerente de Relações com Investidores da Quartzo Capital. Dom Click

Especialistas destacam que períodos de instabilidade econômica podem ser favoráveis à diversificação da carteira de investimentos além dos planos tradicionais

A disparada da Selic, que passou de 10,5% para 15%, somada ao ambiente de inflação alta, câmbio instável e real desvalorizado, freia os investimentos empresariais tradicionais. Esse cenário teve impacto, por exemplo, no último balanço do Produto Interno Brasileiro (PIB), divulgado pelo Instituto Brasieliro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que mostrou um recuo da economia brasileira de 1,3% para 0,4% no comparativo com o 1° trimestre.

O atual contexto político-econômico tem favorecido a diversificação na carteira de investimento com foco em ações a longo prazo, como o Venture Capital (VC). “Para investidores de longo prazo, como o Regime Próprio de Previdência Social, por exemplo, ele se encaixa naturalmente no ciclo de maturação de empresas com potencial de crescimento”, explica a gerente de Relações com Investidores da Quartzo Capital, Marina Leite.

Segundo Marina, essa conjuntura desestimula o investimento produtivo e faz a renda fixa parecer suficiente, embora o VC não seja um concorrente da renda fixa. “Ele tem um papel estratégico diferente: é o acesso ao crescimento exponencial, às empresas que ainda estão fora da bolsa e que podem se tornar os grandes nomes amanhã”, destaca.

Esse cenário de possibilidades de novos aportes financeiros com Venture Capital foi abordado pela a Quartzo Capital durante o 23° Congresso Previdenciário da Associação Paranaense de Entidades Previdenciárias do Estado e dos Municípios (Apeprev), realizado em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 10 e 12.

A força do VC em períodos de crise de 2008

A crise financeira do subprime de 2008 a 2010, foi um exemplo de oportunismo para esses investimentos. Foi nesse período que surgiram os melhores vintages da década como Airbnb, Uber, WhatsApp e Instagram.

“Por isso este é um dos melhores momentos para investir dos últimos 15 anos. Porque o empreendedorismo segue em uma avenida paralela às condições macro, e a história mostra que os maiores vintages do Venture Capital nasceram justamente nos períodos de crise”, disse Marina.

O que é Venture Capital

O Venture Capital é um investimento feito em empresas embrionárias com alto potencial de crescimento que precisam de recursos financeiros para dar os primeiros passos, mas é também a oportunidade para investidores que querem diversificar sua carteira de aportes financeiros a longo prazo.

Total
0
Shares
Anterior
Aviation XP Sudeste tem público acima do esperado no primeiro dia e reservas para a edição de 2026, nos dias 16 e 17 de setembro

Aviation XP Sudeste tem público acima do esperado no primeiro dia e reservas para a edição de 2026, nos dias 16 e 17 de setembro

Evento segue hoje novamente até as 20h no Aeroporto da Pampulha com 12 aeronaves

Próximo
Fórum Mário Petrelli de Fomento do Mercado de Seguros no Conec 2025
Marco Antônio Gonçalves, Diretor-Presidente do Fórum Mário Petrelli de Fomento do Mercado de Seguros / Foto: Divulgação

Fórum Mário Petrelli de Fomento do Mercado de Seguros no Conec 2025

Sete membros do Fórum participarão dos painéis e das trilhas disseminando

Veja também