CEO da Betterfly se pronuncia após grande layoff na companhia

Eduardo della Maggiora, CEO da Betterfly / Divulgação
Eduardo della Maggiora, CEO da Betterfly / Divulgação

A chilena Betterfly anunciou neste começo de ano 30% de força de trabalho. No ano passado, a companhia recebeu uma rodada unicórnio de US$ 125 milhões liderada pela Glade Brook Capital, mas a onda de incertezas e demissões também atingiu a HRtech.

Diante disso, o fundador e CEO da Betterfly, Eduardo della Maggiora, elaborou uma carta enviada à equipe. Confira abaixo o conteúdo na íntegra:

Prezados Betterflyers;

Hoje é um dia muito difícil para todos.

Liderar uma empresa desafiadora como a Betterfly tem coisas muito boas, mas também muito difíceis: por um lado, juntos vivemos muitas alegrias e a satisfação de contribuir, com convicção e ações concretas, para impactar positivamente pessoas, comunidades e o planeta; No entanto, por outro lado, carrega a responsabilidade de tomar decisões que machucam mesmo em um nível pessoal, mas são necessárias para fortalecer nosso futuro.

Foi assim que tomamos a decisão de que hoje parte da nossa equipe vai nos deixar.

Para uma empresa como a nossa, cuja missão é focada nas pessoas e em causar um impacto positivo no mundo, esta é uma decisão muito difícil, por isso fizemos todos os esforços para tentar evitá-la. Reconhecemos que isso vai ser ainda mais difícil para aqueles que nos deixam hoje e é por isso que, nas próximas linhas, tentarei aprofundar mais detalhes sobre as razões que o motivam, como tentaremos apoiar aqueles que saem e o que está por vir.

Como chegamos a este ponto

Temos a sorte de estar em uma posição financeira muito forte, de ter a confiança de nossos clientes e o apoio de nossos investidores. Além disso, evoluímos para uma plataforma modular, mais ágil e flexível, com novos produtos e serviços. No entanto, não podemos nos abstrair do complexo ambiente econômico que enfrentamos globalmente.

Nos últimos anos, imediatamente após o início da pandemia, as taxas de juros foram reduzidas para 0% e muito dinheiro foi introduzido na economia. As condições para a obtenção de financiamento tanto para indivíduos quanto para empresas tornaram-se muito favoráveis, pois o objetivo era manter a economia global funcionando. O resultado, para a Betterfly, foi um crescimento exponencial tanto para o nosso negócio quanto para nossas equipes.

No entanto, nos últimos meses, a situação mundial mudou drasticamente e a economia global está caminhando para uma recessão.

Apesar de nossas receitas terem crescido mais de vinte vezes nos últimos dois anos, nossos custos cresceram na mesma velocidade, pois estávamos nos preparando para mais um período de crescimento acelerado que dificilmente se repetirá nesse cenário. Como em muitas outras empresas, grande parte da nossa organização foi construída para um modelo de rápido crescimento, no qual até a contratação de funções, áreas de suporte e infraestrutura foi avançada, tanto no nível corporativo quanto em cada um dos sete países em que atuamos.

Além disso, durante 2022 tivemos uma grande evolução na nossa oferta de produtos e serviços, o que nos levou à recente convergência para uma plataforma de software modular, permitindo uma oferta melhor e mais completa para os nossos clientes e uma operação mais ágil e eficiente.

Isso deu origem à necessidade de uma nova e mais profunda revisão de nossa estrutura atual, detectando, entre outros, posições que deixarão de existir e não serão substituídas. Soma-se a isso a necessidade de reestruturar áreas, incluindo as sinergias produzidas por nossas operações de M&A.

Como lidaremos com esse processo

Cada um sentirá essa notícia à sua maneira, mas o que é universalmente certo é que será difícil para todos. Queremos apoiar ao máximo cada um daqueles que nos deixam, para que tenham a tranquilidade necessária para iniciar esta nova etapa nas melhores condições.

Sabemos que mais do que intenções, o que conta neste momento são as acções concretas, e foi assim que chegámos ao pacote mais completo que poderíamos alcançar:

  • Indenização: Daremos as indenizações legais que correspondem por país, mas estabelecendo o padrão de que as pessoas efetivamente recebam pelo menos 3 salários, independentemente do tempo em que conseguiram estar na empresa, ajustando-as à estrutura jurídica do país onde foram contratadas e sem os limites legais determinados pelas diferentes legislações.
  • Ligação: Além disso, reconheceremos aqueles que estão na Betterfly há mais tempo e, além da indenização legal ou do mínimo de 3 salários (conforme aplicável), daremos 1 salário extra para cada doze meses adicionais ao primeiro ano que cumpriram conosco. Por exemplo, alguém que esteja na Betterfly há 2 anos receberá um total de 4 salários; 3 como parte do pacote mínimo e 1 salário adicional como bônus.
  • ESOPs: Vamos libertar o Penhasco dos ESOPs, permitindo que aqueles que não completaram um ano na empresa tenham a possibilidade de exercer as opções que lhes foram acumuladas durante o tempo em que estiveram connosco. Para aqueles que têm mais de um ano, entregaremos 3 meses adicionais de vesting, permitindo que eles agora acessem as opções que teriam acumulado até 18 de abril de 2023.
  • Seguro de saúde: Vamos estender o seguro de saúde para você e suas famílias pelos próximos 6 meses.
  • Laptops: Permitiremos que você mantenha seu MacBook, sem nenhum custo. Sabemos o quão importante é atualmente ter um computador, e queremos que esta ferramenta o acompanhe neste período de transição e o ajude na sua próxima fase de trabalho, projetos ou empreendimentos.
  • Línguas e Educação: Eles poderão terminar os níveis que estão estudando nos cursos de idiomas e da Udemy, sem interromper o que escolheram para seu desenvolvimento pessoal e profissional.
  • Acompanhamento de Mão de Obra: Teremos um programa de acompanhamento, treinamento e preparação para o seu retorno mais rápido e melhor ao trabalho. Eles terão acesso a serviços de realocação e aconselhamento profissional, apoio a entrevistas, desenvolvimento de currículos, etc.
  • Além disso, teremos uma lista que compartilharemos ativamente com outras empresas que estão em busca de talentos, para aqueles que desejam se inscrever.

Não existe uma forma fácil ou menos complexa de fazer separações, mas somos uma empresa que tem a convicção de sempre colocar as pessoas no centro. Nossa base é o apoio e a proteção de nossos colaboradores. Por isso, estabelecemos como pilares para esse processo o respeito, a empatia e o cuidado, tanto de quem sai, quanto de quem vai continuar na empresa. Assim, definimos que hoje o melhor era respeitar a privacidade de cada pessoa e pedir que ela não viesse ao escritório, colocando como prioridade o cuidado com a privacidade e o espaço de cada um daqueles que viverão esse processo.

Ser consistente com isso é que seremos claros e comunicativos. Aqueles que nos deixarem serão explicados, um a um e de forma pessoal, as razões que justificam esta decisão e, juntamente com ela, dar-lhes-emos diferentes níveis de apoio. Queremos que você tenha certeza de que, se precisar de algum apoio da Betterfly, você o fará, e que faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudá-lo a sair com o pé direito para a próxima etapa, você começará.

Olhando para o futuro

Ao refletir sobre o que poderíamos ter feito de diferente, penso que cometemos erros que, a longo prazo, acabaram por ser muito importantes: fomos demasiado optimistas em relação ao médio prazo e não ponderámos bem a magnitude e a velocidade da correção na economia nos últimos meses. Além disso, impulsionados pelo sucesso que estamos vendo com nossa nova oferta de produtos e tração comercial, contratamos mais rápido do que deveríamos e permitimos que os custos crescessem além do necessário.

Estamos agora a entrar numa nova fase em que vamos mudar a forma como operamos, com um foco muito mais equilibrado no crescimento e na eficiência. Isso significa que, em vez de contratar antes das necessidades organizacionais, operaremos de forma eficiente e necessária para a organização de hoje, o que levará a melhores produtos e experiências para nossos clientes. Significa também que vamos ajustar todas as outras fontes de custos, para operar de forma mais ágil e eficiente face a este novo ciclo que iniciamos como empresa.

Depois de cada desafio que experimentamos em nossa curta, mas intensa história, conseguimos transformar obstáculos em oportunidades para melhorar, aprender e crescer como pessoas e nos unirmos como uma equipe. Desta vez não será diferente. No final do dia, isso é tudo sobre a vida, e construir uma empresa como a Betterfly não é muito diferente.

Aqueles de nós que continuam na empresa, continuarão trabalhando com esforço, desejo e paixão, como temos feito desde o início, em um caminho onde ainda há um longo caminho a percorrer. Nossa missão permanece intacta e o mesmo acontece com nosso desejo de mudar o mundo. Em 2023, continuaremos a inovar e avançar para a construção de uma empresa cujo legado durará ao longo do tempo, que impacta pessoas, comunidades e o planeta em tal nível que podemos contar às próximas gerações com orgulho sobre isso. Por esta razão, reconheceremos sempre aqueles que fizeram parte desta primeira etapa, valorizando o contributo que deram para a construção da nossa empresa.

Não posso terminar estas linhas sem pedir desculpas aos Betterflyers que nos deixam porque o que tínhamos projetado seria a sua experiência na Betterfly, não terminou como nós nem vocês esperavam. Obrigado pelo papel que desempenharam no incrível crescimento que tivemos nos últimos anos e tudo o que deram para apoiar o nosso propósito e construir a nossa história. Eles são e serão uma parte muito importante disso.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Subvenção estadual ajuda a diluir o custo do seguro rural para o produtor
Marcio Martins, diretor técnico da Sombrero Seguros: “Programas estaduais de subvenção têm caráter estratégico” / Foto: Divulgação

Subvenção estadual ajuda a diluir o custo do seguro rural para o produtor

Programas de SP e PR podem ser combinados com recursos federais para reduzir

Next
Universal Assistance e Z Zurich Foundation lançam o programa Transforming The Future
Universal Assistance e Z Zurich Foundation lançam o programa Transforming The Future / Foto: Divulgação

Universal Assistance e Z Zurich Foundation lançam o programa Transforming The Future

You May Also Like