Solução é alternativa aos modelos maiores, como os articulados, e oferece tem melhor custo-benefício
A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de lançar o Volksbus 22.260 S, também conhecido como o superônibus VW, por ter a maior capacidade técnica do seu segmento urbano com 15 metros no mercado brasileiro, transportando até cerca de 115 passageiros, com encarroçamentos que podem chegar a 15 metros. Já sucesso em sua versão anterior, o novo chassis VW chega ao mercado com mais de 100 unidades encomendadas por diferentes clientes pelo Brasil.
“Já conquistamos algumas das principais praças do Brasil com seu antecessor e a expectativa com o Volksbus 22.260 S está alta graças a uma configuração que entrega os anseios de nosso transporte de passageiros: mais eficiência e conforto, aliados à tecnologia e muita segurança. O modelo combina o aumento de 30% na capacidade de transporte com um custo operacional reduzido em comparação a outros veículos maiores, como os articulados”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da VWCO.
Equipado com motor D08 calibrado com uma ampla faixa de torque máximo, o veículo proporciona a performance adequada para a operação, com uma economia de combustível que pode atingir 8% com a nova configuração do trem de força. Um dos grandes trunfos do modelo é o posicionamento do terceiro eixo na dianteira, o que permite que o chassi alcance a capacidade de carga de 22 toneladas e, ao mesmo tempo, possibilite as mais diversas configurações, de acordo com a necessidade da operação, entregando mais eficiência para o aplicação.
Já em conforto, um dos principais atrativos é a suspensão pneumática, item fundamental para o bem-estar a bordo, principalmente em terrenos de pavimentação acidentada, além de diminuir o custo de manutenção. E, como em toda a nova linha da VWCO, esse Volksbus traz vantagens como o novo volante multifuncional com coluna com multirregulagem de série para contemplar as mais variadas alturas de condutor. Tudo isso aliado a uma nova posição do motorista que permite melhor ergonomia e maior campo de visão.
A alavanca do câmbio está reposicionada no painel para tornar a direção muito mais fácil e ergonômica e os demais componentes do cockpit também foram repensados para favorecer ângulo de visão e conforto para o motorista. O novo sistema de direção, por sua vez, reduz em até 30% o esforço nas manobras, estando ainda mais preciso.
O Volksbus 22.260 S também está mais tecnológico: o painel de instrumentos agrega mais 70 funcionalidades de forma a facilitar a operação do veículo, com dados que apoiam seu dia a dia, como informações sobre a viagem, consumo, autonomia, desempenho na direção até indicações de falhas e diagnósticos. E tudo pode ser personalizável.
As evoluções da mais moderna linha de chassis VW também entregam mais segurança ativa e estão presentes no novo Volksbus 22.260 S, com um pacote de soluções de série que atuam de forma automática. Precisão para partida em rampa, maior estabilidade em curvas, máxima aderência ao solo, além de controles de frenagem, são exemplos da inteligência embarcada nos ônibus VW e que já saem disponíveis como padrão de fábrica.