MAPFRE

Ciberataques colocam pequenas empresas na mira dos hackers

person in black long sleeve shirt using macbook pro
Photo by Towfiqu barbhuiya on Unsplash

Perigo não está apenas nas grandes corporações; Brasil registra mais de 2,6 mil ataques semanais por empresa no 1º tri de 2025, segundo relatório internacional

Se até instituições robustas e altamente estruturadas sofrem ataques cibernéticos, pequenas empresas estão ainda mais expostas. Um exemplo recente foi confirmado pelo Escritório Administrativo dos Tribunais dos Estados Unidos, que classificou como “sofisticada e persistente” a ação contra o sistema dos tribunais federais no início deste mês. A ocorrência reforça um alerta importante: os cibercrimes não se limitam a grandes corporações e, muitas vezes, têm como alvo preferencial negócios de menor porte, com menos recursos de proteção.

De acordo com José Miguel, gerente de pré-vendas da Unentel, a falsa sensação de segurança é um dos maiores riscos para pequenos negócios atualmente. “Muitos acreditam que os criminosos digitais estão interessados apenas em grandes empresas, mas a verdade é que os negócios menores são visados justamente por serem mais vulneráveis”, afirma.

No Brasil, os números mostram que o risco é real. Só no primeiro trimestre de 2025, foram registrados, em média, mais de 2,6 mil ataques por empresa a cada semana, segundo o relatório da Check Point Research, um aumento de 21% em relação ao mesmo período do ano anterior. Na América Latina, o crescimento foi ainda mais acentuado: 108%.

Hoje, ter medidas de proteção de dados e operações é o básico para qualquer negócio que atue no ambiente digital. Um ataque pode derrubar sistemas, comprometer o relacionamento com clientes e gerar prejuízos capazes de ameaçar a continuidade da empresa. Investir em cibersegurança, portanto, é agir com responsabilidade e visão de longo prazo.

“É hora de encarar a cibersegurança como um pilar essencial para a sobrevivência e o crescimento sustentável das pequenas empresas. Ignorar isso é como deixar a porta aberta esperando que ninguém perceba”, finaliza José Miguel.

Total
0
Shares
Anterior
Dados são chave para a precificação de riscos na transição climática
Dados climáticos são chave para a precificação de riscos na transição climática / Foto: Universo do Seguro

Dados são chave para a precificação de riscos na transição climática

Debate reuniu governo, academia e terceiro setor no 3º Workshop de Seguros para

Próximo
Escola Marketing do Futuro abre 50 bolsas de estudos para formação em conteúdo e IA
Foto por: Jason Goodman/ Unsplash Images

Escola Marketing do Futuro abre 50 bolsas de estudos para formação em conteúdo e IA

Aulas começam em setembro; vagas limitadas

Veja também