Confira artigo de André Chaves, vice-presidente e sócio da Falconi para Indústria de Base e Bens de Capital
Indicadores bem definidos, metas sempre balanceadas, acompanhamento de resultados, direcionamento da equipe e análise dos erros, acertos e dos aprendizados. São várias as características que determinam o caminho para as empresas aumentarem a maturidade em gestão do negócio e alcançarem mais eficiência e produtividade na operação. As rotinas de gestão e melhorias de processos organizacionais são essenciais para isso. Contudo, alcançar esse novo patamar requer um plano estruturado e eficaz com etapas importantes a serem seguidas.
1. Construir um card de metas para todos os cargos de liderança
Ter as lideranças engajadas às metas de uma empresa é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Estabelecer objetivos claros e mensuráveis deve ser o primeiro passo para orientar o trabalho dos líderes. Um card de metas bem elaborado deve incluir objetivos específicos para cada cargo, alinhados com as metas globais da empresa. Isso proporciona foco e direcionamento, garantindo que todos trabalhem engajados em uma mesma direção.
2. Definir as ações necessárias para atingir as metas
Uma vez definidas as metas, é essencial construir planos de ação que descrevam em detalhes o que precisa ser feito e que mudanças devem acontecer para que os resultados sejam alcançados. As ações podem ocorrer em todos os níveis, do operador ao CEO, de acordo com a complexidade e a autonomia necessárias para sua execução. Responsabilidades e prazos claramente definidos também são essenciais para garantir o ritmo da realização.
3. Implementar metodologia de controle e captura dos resultados
O próximo passo é acompanhar e avaliar regularmente a execução dos planos de ação e os resultados que serão alcançados. Implementar uma metodologia de controle eficiente permite monitorar o progresso em relação a todos os objetivos que foram estabelecidos na etapa anterior, identificar possíveis desvios e tomar medidas corretivas e/ou complementares para garantir que as metas sejas alcançadas nos prazos previstos.
4. Gerar conhecimento e padronizar
Na medida que executamos as ações e obtemos os resultados, confirmamos a eficácia do plano. Assim, acumulamos novos conhecimentos sobre como executar alguma atividade ou processo. A partir de então precisamos incorporar estas novidades aos padrões de trabalho a fim de garantir que este novo jeito, mais eficiente de trabalhar, esteja disponível para todos que exercem aquela função. A isso, soma-se, é claro, a necessidade de um bom plano de treinamento para que todos aprendam a fazer na prática.
5. Aprender com os erros e acertos
Ao final do período, é essencial realizar a análise detalhada dos resultados alcançados, buscando entender as causas do sucesso ou fracasso, identificar oportunidades de melhoria do processo de gestão (como definir metas mais assertivas, desenvolver planos melhores etc.) e aprender com as experiências. Essa observação minuciosa permite a empresa ajustar as suas estratégias, monitorar o progresso em relação às metas de longo prazo, otimizar processos e tomar decisões embasadas no futuro, contribuindo para o crescimento e aperfeiçoamento contínuo da empresa.
Ao seguir esses cinco passos, as empresas podem “arrumar a casa” e melhorar sua maturidade em gestão, tornando-se mais eficientes, competitivas e preparadas para enfrentar os desafios de um mercado em constante transformação. Trabalhar com objetivos bem desenhados e ter todos remando na mesma direção direciona a empresa a alcançar resultados mais sustentáveis.